FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

21 Mar 2023

Geoparque de Viana do Castelo com visitas guiadas na Semana dos Parceiros do Roteiro de Minas

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Geoparque de Viana do Castelo promove, a 31 de março e 1 de abril, visitas guiadas à Porta do Neiva | Do Mel ao Caulino, à Porta de Arga | Os Mineiros e os Minérios e ao Monumento Natural do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor. Estas atividades acontecem no âmbito da Semana dos Parceiros – 2023 do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, a decorrer entre 27 de março e 2 de abril, na qual os vários parceiros, dispersos pelo território de Portugal continental, promovem visitas aos seus locais de interesse geológico e mineiro.

Assim, a 31 de março, às 18h00, será promovida uma visita guiada à Porta do Neiva | Do Mel ao Caulino, que inclui uma prova de mel de produção local. Neste centro de acolhimento turístico-educativo, além de ser apresentado o vasto património natural e cultural da região, é explorado o tema “Do Mel ao Caulino”, dois produtos endógenos, permitindo conhecer os vários utensílios usados pelos apicultores, identificar os diferentes produtos extraídos da colmeia e o ciclo de vida das abelhas. Podem ainda ser descobertos testemunhos da exploração e das aplicações do “barro especial” – o caulino, um dos principais produtos do extinto rio Alvarães.  

Já no dia 1 de abril, às 9h30, será dinamizada a atividade “Sentir, descobrir e proteger o Monumento Natural do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor” que inclui uma visita guiada pelo Monumento Natural para dar a conhecer os seus valores naturais e culturais e uma ação de proteção e sensibilização ambiental para limpeza de resíduos e espécies exóticas invasoras presentes naquela área classificada.

Às 14h30 deste dia, será desenvolvida uma visita guiada à Porta de Arga | Os Mineiros e os Minérios, centro de colhimento turístico-educativo onde são expostas diversas evidências do couto mineiro que outrora existiu nas Terras de Arga e Lima, entre as quais o espólio de utensílios usados na atividade extrativa dos minérios de volframite e cassiterite, documentação de referência, fotografias e testemunhos orais.

A participação nas atividades da Semana dos parceiros do Roteiro de Minas promovidas pelo Geoparque Viana do Castelo é gratuita, mas de inscrição obrigatória em formulário próprio (formulário de inscrição: https://forms.gle/RzYL9M5KQuKFuYuX7), até dia 28 de março, com vagas limitadas.

Recorde-se que o Município de Viana do Castelo integra a rede de parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal desde 2019, através do Geoparque Litoral de Viana do Castelo, que tem vindo a participar nas diversas iniciativas desta parceria divulgando o seu vasto património geológico e mineiro. 

O Roteiro de Minas é promovido pela Direção Geral de Energia e Geologia – DGEG, do Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, e pela Empresa de Desenvolvimento Mineiro SA – EDM e tem como principal objetivo a divulgação do conhecimento científico relacionado com a geologia e minerais, bem como o aproveitamento das potencialidades de desenvolvimento territorial relacionadas com as atividades extrativas. 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts