FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

17 Mar 2023

Quarta zona industrial de Arcos de Valdevez pronta até ao verão

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez apontou o final do verão para a conclusão da quarta zona industrial, em Álvora, num investimento de 407.564 euros, com nove lotes empresariais.

João Manuel Esteves anunciou “estar em fase final a aquisição de mais de 50 mil metros quadrados de terrenos para a criação da quinta fase industrial de Arcos de Valdevez, que ficará situada nas proximidades do parque empresarial de Paçô.

“Espero começar a construção da quinta zona industrial no segundo semestre deste ano. Numa primeira fase, a autarquia vai investir 1,5 milhões de euros para a criação de 15 lotes empresariais em 25 dos 50 mil metros quadrados”, explicou.

O autarca social-democrata referiu que a quinta zona industrial se destina a acolher, entre outras, “pequenas empresas de promotores locais”.

“Vem dar resposta a investimento de fora do concelho, mas também aos empresários arcuenses, contribuindo para uma efetiva fixação das empresas em Arcos de Valdevez”, sublinhou.

Nos três parques empresariais existentes no concelho – Paçô, Padreiro e Mogueiras – estão instaladas cerca de 80 unidades fabris, dos setores da mecânica e metalomecânica, madeiras e plásticos que empregam mais de três mil trabalhadores.

A zona industrial de Álvora, “a primeira em construção na zona norte do concelho, entre Arcos de Valdevez e Monção, pretende ajudar novos investimentos de pequenas indústrias para que se possam consolidar e expandir, criando condições para o desenvolvimento económico e a criação de postos de trabalho nesta zona do concelho”.

A intervenção contempla a “execução de obras de urbanização e infraestruturação destinadas à instalação de funções de indústria e serviços”.

Com “esta requalificação e consolidação estrutural, ficam asseguradas as condições para o bom funcionamento do quarto parque empresarial, sem comprometer o ambiente e a envolvente paisagística”.

A autarquia “pretende desenvolver as áreas de baixa densidade populacional, tendo em conta os objetivos que norteiam a política estratégica de desenvolvimento empresarial do concelho, sendo que o projeto vem na continuidade dos parques existentes, pretendendo-se assim potenciar e valorizar as infraestruturas existentes, tal como o desenvolvimento e alargamento do empreendedorismo, a internacionalização e o desenvolvimento das empresas, por consequência, criar mais emprego e rendimento e atrair mais investimento para Arcos de Valdevez”.

A construção da área de acolhimento empresarial de Álvora é cofinanciada pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Programa Operacional Norte2020, Portugal2020, Eixo Prioritário 2.

O investimento elegível é de 335.225,00 euros e a comparticipação comunitária de 231.306,94 euros.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts