FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

27 Mai 2023

Arcos de Valdevez exige ligação do IC28 à fronteira da Madalena na Galiza

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez quer que o Governo concretize a ligação do Itinerário Complementar 28 (IC28) à fronteira da Madalena e a Ourense, na Galiza, através do Plano de Recuperação e Resiliência.

Em causa está e estrada que liga o IC28 à fronteira da Madalena e a Ourense, na Galiza, com uma extensão de cerca de 60 quilómetros.

A beneficiação do troço português daquela via, com cerca de 30 quilómetros, num investimento estimada em 15 milhões de euros, é reivindicada há mais de uma década. Construída nos anos 80 e por onde passam, por dia, mais de quatro mil viaturas, a estrada é sinuosa e considerada perigosa.

Em agosto de 2022, os autarcas de quatro municípios do Vale do Lima, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho e 14 autarcas da Galiza, bem como o representante da província de Ourense, subscreveram um manifesto a exigir aos governos de Portugal e de Espanha a concretização daquela obra “com brevidade, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ou através de instrumentos de financiamento no contexto da cooperação transfronteiriça”.

O documento foi enviado ao primeiro-ministro de Portugal, António Costa, e ao presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez.

Hoje, em comunicado enviado às redações, o autarca social-democrata João Manuel Esteves adianta ter enviado “ofícios ao primeiro-ministro, à ministra da Coesão Territorial, ao ministro das Infraestruturas e ao presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) a solicitar que, desta vez, a ligação à fronteira da Madalena seja incluída na lista de obras a realizar com o apoio do PRR”.

“A concretização da melhoria desta infraestrutura transfronteiriça permitirá a mobilidade de bens, serviços e pessoas e é uma prioridade para os responsáveis políticos, dirigentes e empresários, de ambos os países, já que irá dar um novo impulso no desenvolvimento sustentável destes territórios e terá um papel decisivo na fixação e atração de pessoas e investimentos para esta região transfronteiriça”, sustenta a nota.

O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez considera, “tal como os seus colegas portugueses e espanhóis, que esta ligação deverá ser um desígnio dos dois governos, pois é de extrema importância para a segurança rodoviária, o desenvolvimento social e económico e atratividade e competitividade desta região transfronteiriça”.

A requalificação da estrada que liga o IC28 à fronteira da Madalena e a Ourense, eurorregião com cerca de 376 mil habitantes, foi uma das 25 medidas distribuídas por cinco eixos propostos pela CIM do Alto Minho, que integra os 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo e pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Rio Minho, para a agenda da Cimeira Ibérica que decorreu, em novembro de 2022, na capital do Alto Minho.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts