Numa curta declaração, Marcelo informou o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, da sua visita à capital do Alto Minho de uma forma divertida.
“O senhor Presidente da Câmara vai ter que me pagar o almoço ou o jantar porque eu venho outra vez à Senhora d’Agonia”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.
Ao que a Rádio GEICE conseguiu apurar, o Presidente da República poderá participar em dois dos nove dias de festividade. Deverá acompanhar de perto a confeção dos tapetes na ribeira e participar na Procissão ao Mar, nos dias 19 e 20, respetivamente.
A Romaria d’Agonia vai realizar-se este ano (2023), pela primeira vez, em nove dias, de 14 a 22 de agosto, face à cada vez maior afluência, distribuindo os vários quadros já emblemáticos, e como forma de potenciar a atração turística de Viana do Castelo.
A devoção à Senhora d’Agonia iniciou-se em 1751, com a entrada da imagem na Capela do Bom Jesus. Em 1783, a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu faculdade e licença para todos os anos se celebrar nesta capela, no dia 20 de agosto, uma Missa Solene, data que a cidade de Viana elegeu como Feriado Municipal e que se comemora desde então.