As ligas de basquete em toda a Europa são competitivas e estamos vendo alguns dos melhores jogadores da Europa sendo importados para a jogos da NBA.
Não deveria ser surpreendente que o basquete tenha lutado por uma audiência na Europa e tenha sucesso. O basquete sempre teve que disputar a atenção dos fãs de esportes com seu maior rival – o futebol. Se algo é bem conhecido sobre os fãs de esportes europeus, é que eles adoram uma grande rivalidade.
O crescimento do basquete hoje como esporte para espectadores pode ser visto no Reino Unido e em toda a Europa, e agora existe até uma EuroLeague, onde competem os principais times dos países europeus, e uma liga do Adriático .
Uma breve linha do tempo do crescimento do basquete
O primeiro jogo de basquete registrado na Europa foi há mais tempo do que você imagina. Na França, o basquete pode ser datado de 1800. No início dos anos 1900, o esporte também estava sendo praticado nas Olimpíadas .
Os Jogos Olímpicos forneceram um excelente barômetro de que outros países estão jogando basquete em alto nível.
Além do domínio americano, as ameaças às medalhas geralmente vêm da Europa. Quando os americanos não compareceram às Olimpíadas de 1980, as medalhas foram para a Iugoslávia, Itália e União Soviética.
Notoriamente, a União Soviética conquistou a medalha de ouro em 1972 e, no Campeonato Mundial de 2002, a Espanha até derrotou os EUA.
Por que o basquete é tão popular?
É difícil dizer exatamente por que o esporte realmente decolou nos países europeus, mas é provável que haja muitos fatores diferentes.
Uma delas é que o basquete é relativamente fácil de jogar e praticar em pequenos grupos, portanto não exige muita organização.
O fato de o esporte ter sido introduzido na Europa tão cedo inevitavelmente também desempenha um papel importante. Nos anos 1800, o basquete só foi inventado por alguns anos quando os jogos na Europa começaram. Embora não seja tão popular na Europa quanto nos Estados Unidos, certamente está arraigado em sua cultura há mais de 100 anos.
Como a América, a Europa é um lugar onde as pessoas ficam loucas por esportes e, embora o futebol domine claramente, há muito apetite por outros esportes. Muitos países também transmitem esportes americanos.
Também houve alguns jogadores indo da Europa para os EUA, garantindo que muitos países europeus tenham seus próprios ícones e heróis jogando na maior liga do mundo. Luka Dončić, que originalmente treinou em seu país natal, a Eslovênia, é um exemplo atual de um dos maiores nomes do esporte.
Como o basquete é jogado na Europa
Diz-se que o estilo europeu de basquete mudou o jogo, mesmo nos Estados Unidos. Jogadores como Toni Kukoč foram os primeiros grandes nomes a entrar no esporte nos Estados Unidos, e os europeus ficaram conhecidos por jogadores com estruturas enormes, incluindo Dirk Nowitzki e agora Luka Dončić, chegando e mudando o esporte.
Alguns acusaram os europeus de introduzir algo chamado “flopping” no jogo. Isso se refere a usar os hábitos adquiridos no futebol para exagerar as quedas e o contato no jogo.
Geralmente, o basquete não é diferente na Europa em relação às regras, e as habilidades dos jogadores também não ficam atrás, de acordo com victor prediction.
A competição EuroLeague do continente também viu o esporte crescer. A NBA também está testemunhando um aumento no número de espectadores nos últimos anos, então está claro que as pessoas querem assistir aos esportes americanos, bem como ver seus heróis locais.
Sumário
O basquete na Europa é um dos exemplos da cultura americana se espalhando pelo mundo. Há muitos exemplos disso.
O basquete também é popular em outros países. Por exemplo, as Filipinas são um desses países e, embora o esporte seja amplamente praticado lá, não houve a mesma ligação e conexão com os Estados Unidos.
Não dá sinais de parar. Nos próximos anos, o basquete continuará a crescer à medida que as redes de televisão e outros serviços de streaming continuarem transmitindo o esporte.