FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Música

27 Jun 2023

Viana do Castelo: Festival de Jazz na Praça da Erva já tem datas e programa

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
De 26 a 29 de julho, o centro histórico vianense acolhe o 32º Festival Jazz na Praça da Erva, que terá como palco a mítica Praça da Erva e ainda o Teatro Municipal Sá de Miranda, com concertos que iniciam sempre às 22h00.

O festival organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo arranca a 26 de julho, na Praça da Erva, com Mário Laginha Solo, com showcases de Telmo Marques e Carlos Azevedo, que irão tocar dois apontamentos que funcionam como aperitivo para o recital de Laginha. Já no dia 27 de julho, sobe ao palco da praça vianense o projeto THEMANUS, jovem formação de jazz contemporâneo, com utilização de eletrónica.

Nos dias 28 e 29 de julho, os concertos acontecem no Teatro Municipal Sá de Miranda, com bilhetes diários a 15 euros ou ‘full pass’ a 25 euros. A 28 de julho, Shai Maestro (Israel) é a proposta do festival de jazz mais antigo do norte do país e, a 29 de julho, a lenda do jazz, Rhoda Scott (USA), encerra o programa com chave de ouro, tocando num órgão Hammond original de 1958, sendo que neste concerto vai ser acompanhada pelo categorizado baterista francês Thomas Derouineau.

A artista vai utilizar um raro instrumento musical que vem do estrangeiro especificamente para este concerto: um órgão Hammond B3 original fabricado em 1958, equipado com duas Leslie originais, amplificação totalmente a válvulas e som com rodas fónicas – uma autêntica preciosidade de museu.

O Festival Jazz na Praça da Erva é o mais antigo festival de jazz do Norte de Portugal com 32 edições consecutivas, sendo ainda o terceiro mais antigo a nível nacional.

Na conferência de imprensa de apresentação do evento o Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, afirmou que este é “um programa de excelência que conjuga dois espaços, mas que tem sempre a Praça da Erva como pano de fundo” por ser a origem do festival. Destacou o concerto intimista de Mário Laginha, que considerou o maior pianista português da atualidade e que se apresenta, pela primeira vez, num concerto de entrada gratuita na Praça da Erva. 

David Martins, da produção do evento, realçou o programa que conta “com duas propostas sonantes e de referência mundial e duas propostas mais contemporâneas e nacionais”. 

Explicou que, para o recital de Mário Laginha, o público estará sentado na Praça da Erva e indicou que o projeto THEMANUS, que foi vencedor do Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Abeiro em 2022, conta com o vianense Ricardo Alves na formação. Realçou o facto de Shai Maestro ser “um dos talentos consagrados da nova geração”, frisando igualmente que a norte-americana Rhoda Scott é “um mito” e que este concerto se assume como “uma oportunidade única”.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts