FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

26 Set 2023

CIM Alto Minho promove inclusão com lançamento de livros em multiformato

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
"A Flora e a Carta mais Importante do Mundo" e "Lendas do Alto Minho" são as mais recentes publicações da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), apresentadas ontem, dia 25 de setembro, no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo, com um conceito inovador, pela particularidade de reunir, num único exemplar, diferentes formatos que oferecem múltiplas opções de leitura.

As duas publicações incluem texto aumentado, braille, imagens em relevo (para crianças cegas ou com baixa visão) e pictogramas (para crianças com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza). Além disso, incorporam um QR Code que direciona para o site da CIM Alto Minho (www.cim-altominho.pt), onde o conteúdo está disponível em audiolivro, vídeolivro em Língua Gestual Portuguesa (LGP) e audiodescrição das imagens/ ilustrações, tornando-os verdadeiramente inclusivos e acessíveis a um vasto público leitor.

A escolha desta data para o lançamento das obras em multiformato não foi por acaso, pois a CIM Alto Minho aproveitou para assinalar o Dia Internacional das Línguas Gestuais, comemorado a 23 de setembro pela ONU. Manoel Batista, presidente da CIM Alto Minho, destacou a relevância deste dia, enfatizando que “a ONU tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre a importância das línguas gestuais na plena realização dos direitos humanos das pessoas surdas, reconhecendo a importância de proteger e defender as línguas gestuais como parte da diversidade.” Sublinhou que estas publicações em multiformato “são um recurso acessível a todos e serão oferecidas a várias entidades e instituições do Alto Minho, demonstrando o compromisso da comunidade intermunicipal com a inclusão de todos os cidadãos do território.”

Por outro lado, o dia 25 de setembro foi dedicado à celebração do Dia Nacional da Sustentabilidade, coincidindo com a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela ONU. O livro “Flora e a Carta Mais Importante do Mundo” representa um contributo significativo para esta causa, ao demonstrar como a literatura pode ser uma ferramenta poderosa na educação e sensibilização para a consciência ambiental e na promoção de um estilo de vida mais sustentável.

É relevante notar que a sustentabilidade é uma das preocupações centrais da CIM Alto Minho, refletida tanto na sua estratégia para os próximos anos – a Estratégia “Alto Minho 2030”, como nos projetos que desenvolve. Neste contexto, merece destaque o recentemente aprovado projeto transfronteiriço “Agenda 2030 Local”, candidatado ao POCTEP, que visa impulsionar o desenvolvimento sustentável e inclusivo, promovendo sinergias entre pequenos municípios rurais e a identificação de desafios comuns para a criação de projetos transfronteiriços.

Além da apresentação pública dos livros em multiformato, desenvolvidos pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, o evento ficou marcado pela intervenção de Célia Sousa, docente e coordenadora do CRID, sobre “A Importância da Comunicação Inclusiva”, terminando com um breve momento musical pela Companhia de Artes Performativas em Movimento, da APPACDM de Viana do Castelo. A sessão de abertura do evento contou também com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre. Todo o evento teve interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP), e reuniu diversos participantes entre autoridades e representantes de diversas organizações sociais do Alto Minho.

Este evento insere-se no projeto “Plano de Ação ITI Alto Minho 2030”, da CIM Alto Minho, apoiado pelo POAT – Programa Operacional Assistência Técnica.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts