FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

27 Set 2023

Do lixo ao luxo, Alumni do IPVC chegam à Paris Design Week

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Depois de França, o coletivo Gir Gir tem já presença garantida, em novembro, no Dubai.

O coletivo Gir Gir nasce do trabalho desenvolvido por dois antigos alunos da licenciatura em Design do Produto, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, aos quais se juntaram mais dois jovens. A força deste coletivo está na capacidade e na visão que todos tiveram para juntar, num só projeto, profissionais com conhecimentos diferenciados. O coletivo surgiu há menos de um ano e já teve honras de internacionalização, marcando presença na Paris Design Week, com Honey, uma coleção que aposta nos desperdícios normalmente negligenciados da indústria do mármore.

Apresenta-se como “um coletivo alimentado pela criatividade, unido por um propósito e dedicado a redefinir as possibilidades do design sustentável”. Gir Gir é um projeto composto por quatro jovens empreendedores que viram na formação e experiência, diversificada de cada um, a forma de unir conhecimento e avançar para o terreno, alicerçados em premissas como a sustentabilidade, a reutilização, a redefinição, o reaproveitamento e a circularidade.

Criado há menos de um ano, Gir Gir, coletivo composto por Ana Rita Pires e André Teoman, antigos estudantes do curso de licenciatura em Design do Produto, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, aos quais se juntaram Ângela Costa Leal e Filipe Meira, já teve a sua primeira grande experiência internacional. Recentemente, marcou presença na Paris Design Week. Apresentou a Honey Collection e, garantem, as reações à coleção deixam antever que o projeto está a desenvolver-se no caminho certo.

Em parceira com a Stone Dark, Gir Gir viu nos resíduos de mármore deixados por esta empresa vianense uma forma de reaproveitamento. “Ao mostrarmos o potencial das sobras industriais, procuramos inspirar indústrias e indivíduos a olhar para o desperdício de outra forma e a transformá-lo num recurso valioso”, explica Ana Rita Pires.

Primeira coleção de Gir Gir conta a história por detrás de cada peça

 “Já tínhamos a ideia de criar uma marca e desenvolver produtos com resíduos da indústria. O que poderia ser um problema para a indústria e a sociedade em geral acaba por ser uma solução para nós. E uma solução pensada de forma criativa e também apostada em levantar questões. O que é ou não lixo? O que é ou não belo? Esta é a base de Gir Gir”, acrescenta André Teoman.

A Coleção Honey é composta por peças como mesas de apoio ou de centro, candelabros ou espelhos. “Começámos por peças mais pequenas e, por isso, mais fáceis de transportar. Nesta primeira coleção, quisemos assumir o material, ou seja, as nossas peças mostram não só o mármore, mas o restante material, como o alumínio, e temos tido um ótimo feedback. Na verdade, ao revelarmos todo o material usado em cada peça, estamos a contar a história por detrás de cada delas”, descreve, ainda, Ana Rita Pires.

André e Ana Rita, dois alumni do Politécnico de Viana do Castelo, trabalhavam já no Studio, projeto desenvolvido por André desde 2015, mas no qual entenderam que o conceito de Gir Gir não se enquadrava. Lançaram então este coletivo, com a colaboração de mais dois colegas, um mais ligado ao marketing online e outro à parte comercial, e depois de Paris têm já presença garantida, em novembro, no Dubai e candidaturas para outras exposições internacionais.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts