FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

21 Set 2023

Melgaço celebra Dia Mundial do Turismo com vasto programa de atividades

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Da natureza ao bem-estar, passando pelo alvarinho e pelo fumeiro, dando uma volta entre a cultura e o património, sem esquecer o desporto, a sugestão é que se "Descubra Melgaço".

Em Melgaço, o Dia Mundial do Turismo será celebrado com um vasto programa de atividades, numa parceria com diferentes entidades do concelho. A efeméride assinala-se a 27 de setembro, quarta-feira, mas no município mais a norte de Portugal as comemorações estendem-se até 1 de outubro.

Será uma verdadeira viagem entre a natureza, cultura, património, desporto e também preenchida com atividades para relaxar, sem esquecer a deliciosa gastronomia que a região tem. «Preparamos um roteiro que permitirá ao visitante usufruir de fantásticos momentos.», refere o autarca de Melgaço, Manoel Batista, destacando que «Melgaço tem um grande objetivo: transformar-se num território com uma oferta turística de excelência. E este vasto programa é prova de que estamos no caminho certo. Em articulação com os vários atores da região, conseguimos proporcionar a quem nos visita um leque de opções variadíssimo, não só agora, mas durante todo o ano.»

A diversificada proposta vai permitir a visita a vários locais, já que as atividades acontecem um pouco por todo o concelho e durante vários dias. Percurso guiado pelo trilho do Rio Mouro, rafting, canyoning, passeios a cavalo, passeios de charrete com visita às Termas de Melgaço e centro histórico, passeios a cavalo por Castro Laboreiro, passeio pedestre pelas florestas mágicas do PNPG, trilho pedestre em castro laboreiro e workshop sobre plantas aromáticas e medicinais do PNPG, tour cultural em bus panorâmico, visita guiada ao centro histórico e Rede Melgaço Museus, experiência com o apicultor – abelhas mansas, visita à queijaria Prados de Melgaço, ao “ARTES” – Centro de Artesanato, Termas de Melgaço e provas de águas, tratamentos gratuitos no Clube de Saúde do Centro de Estágios de Melgaço, mini golf em família, ginásio, aulas diversas e visitas e provas gratuitas nas adegas aderentes são as atividades, em parceria com diferentes entidades do território, para assinalar a efeméride.

Para a proposta e visita a Melgaço estar completa, os turistas poderão ainda usufruir de um desconto de 20% nos alojamentos aderentes à iniciativa. E, aos almoços e jantares, serão brindados com um copo de alvarinho nos restaurantes aderentes.

A ação assume-se como uma forma de convidar os turistas a descobrirem o destino de natureza mais radical de Portugal e a usufruírem do que Melgaço tem, pretendendo também ser um alerta para a tomada de consciência sobre o valor social, cultural, político e económico do turismo, chamando a atenção de residentes e turistas para a importância do turismo, destacando o seu contributo para o desenvolvimento sustentável dos territórios.

«TRABALHAMOS RUMO A UM MELGAÇO CADA VEZ MAIS SUSTENTÁVEL.» – Manoel Batista

Saiba-se que o município de Melgaço, em conjunto com os parceiros e agentes locais, tem incrementado novas dinâmicas turísticas, que contribuem para o desenvolvimento económico local, criação de emprego e valorização do território.

«Trabalhamos, afincadamente, na afirmação de Melgaço enquanto destino turístico de excelência, capaz de gerar uma procura diferenciada. Estamos na linha da frente na promoção do desenvolvimento sustentável do território nas suas diversas vertentes: ambiental, económica, social e cultural. Resultado deste trabalho é também a renovação do grau PRATA da certificação de Melgaço como destino turístico sustentável, em abril passado, pela EarthCheck. O nosso objetivo é, no prazo de três anos, atingir o nível de certificação OURO, cumprindo com os requisitos do normativo e assegurando a responsabilidade com este processo de melhoria contínua. Trabalhamos rumo a um Melgaço cada vez mais sustentável.», diz Manoel Batista.

MELGAÇO APAIXONA, POR DIFERENTES RAZÕES!
Melgaço tem um potencial enorme e cada vez com mais procura. Situado na Área Protegida mais importante de Portugal, o PNPG – Parque Nacional Peneda Gerês, consagrado pela UNESCO Reserva Mundial da Biosfera, Melgaço é um destino de natureza por excelência, com características geográficas e geológicas que lhe concedem uma posição de destaque de entre todos os subdestinos do Porto e Norte de Portugal.

A oferta é completa: da natureza ao bem-estar, passando pelo Alvarinho e pelo fumeiro, dando uma volta entre a cultura e o património, sem esquecer o desporto, a sugestão é que se Descubra Melgaço em redor de uma sossegada e deslumbrante natureza.

Localizado a menos de duas horas do Porto e perto da Galiza, Melgaço é um destino a não perder, é o destino de natureza mais radical de Portugal.

PROGRAMA DISPONÍVEL AQUI!

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts