FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

22 Set 2023

Vila Verde: Dinamização do mundo rural junta gastronomia, tradições, agricultura e desporto

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Na Rota das Colheitas em Parada de Gatim, Lanhas, Gême e Carvalhosa

A programação Na Rota das Colheitas proporciona, este fim-de-semana, um cartaz recheado de animação e atividades de valorização do mundo rural e das atividades agrícolas no concelho de Vila Verde.

Gastronomia, tradições, mostra de produtos locais, festividades e eventos desportivos dão corpo a um conjunto de iniciativas com forte envolvimento popular, que têm lugar em Lanhas, Gême, Parada de Gatim e Carvalhosa – Vila Verde.

A II Festa das Colheitas de Parada de Gatim decorre com uma feira de produtos locais e diversas atividades, como o corte do milho na tarde deste sábado e a “grande desfolhada minhota”, a partir das 20h30. No domingo tem lugar o Festival de Folclore, que contará com a atuação dos ranchos Lavradeiras de Parada de Gatim, Senhora de Pena de Carreiras S. Miguel e das Rusgas de Merelim S. Paio.

As pataniscas com arroz de feijão são atração do fim-de-semana gastronómico ‘Saborear Lanhas’, numa iniciativa organizada pela Junta de Freguesia, no largo da capela de S. Geraldo, onde ocorrerão espetáculos de música ao vivo e atos religiosos, entre outras atividades.

A manhã de domingo será dedicada a animação desportiva em Gême, com a Subida ao Monte de Santa Engrácia em bicicleta. A par da cronoescalada competitiva, a prova é aberta a todos que queiram participar e com inclusão de bicicletas elétricas. Haverá ainda aulas de cycling e zumba, entre outras atividades, assim como lanche-convívio.

Carvalhosa honra o padroeiro dos agricultores 

Religião e cultura andam de mãos dadas no Lugar da Carvalhosa, com a Festa de Santo Isidro – Padroeiro dos Agricultores. A programação prevês atuações de grupos musicais, folclore, espetáculos de fogo de artifício e celebrações religiosas. Um dos grandes destaques da iniciativa vai para a procissão, no domingo, às 17h, em que os andores floridos irão encher de cor e brilho as imediações da capela de Santo Isidro.

Num concelho que se orgulha da sua ruralidade, torna-se “vital manter viva a tradição de agradecermos a Santo Isidro pelo sustento que retiramos da terra”. As palavras são dos elementos da Comissão de Festas responsável pela organização das celebrações em honra do Padroeiro dos Agricultores, que se inserem na programação Na Rota das Colheitas, que o Município de Vila Verde promove em todo o concelho de agosto a novembro.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts