O festival conta com uma programação diversa e completa para amantes de música clássica, que inclui concertos, workshops, e exposições, e procura atrair estudantes e professores de instrumentos de cordas como o violino, o violoncelo e a viola d’arco.
Os cursos são lecionados por instrutores de renome internacional, que se destacam não só pela excelência na interpretação, mas também na educação musical. As quatro modalidades estão divididas entre as duas semanas do festival, com Svetlin Roussev (violino) e Floris Mijnders (Violoncelo) entre 30 de outubro e 4 de novembro, assim como Nathan Braude (Viola) e Wiesje Miedema (Violino) entre 6 e 12 de novembro.
No violino, as masterclasses são orientadas por Svetlin Roussev, músico e professor no Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris, assim como Wiesje Miedema, violinista especializada no ensino de metodologias para este instrumento no Conservatório de Amesterdão. No violoncelo, Floris Mijnders é chefe de naipe na Munich Philharmonic Orchestra e orienta a masterclass neste instrumento. Já o curso na viola d’arco está a cargo de Nathan Braude, professor na Royal College of Music London e chefe de naipe na Gürzenich-Orchester Köln.
Os cursos permitem aos participantes a inscrição entre duas e quatro aulas de instrumento ou música de câmara, e também dão acesso gratuito a todas as masterclasses, conferências, recitais e concertos do festival, bem como à prioridade de inscrição em workshops, a metade do preço. Também é possível participar nas masterclasses como participante ouvinte, tendo igual acesso a todas as masterclasses e palestras a um custo reduzido.
Para além destas masterclasses, o festival Arcada apresenta ainda workshops de preparação para provas de orquestra e Música Antiga, orientados pelo violinista Francisco Lima Santos e a especialista em violoncelo barroco, Diana Vinagre.
Todas as atividades do festival acontecem no coração da cidade de Braga, no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa. As inscrições nas masterclasses já estão abertas e podem ser feitas através dos formulários disponibilizados pela Sinfonietta de Braga, a entidade organizadora do festival.