De acordo com a Câmara Municipal de Arcos de Valdeves, “João Sousa viveu uma experiência única que lhe permitiu voltar a sentir as emoções de uma atividade que o apaixona: escalar”.
“ A tecnologia 5G da NOS encurtou os mais de 200km que separavam João do local da escalada”, sublinha o comunicado da autarquia arcuense.
Com o objetivo de recriar bons momentos e devolver ao João as emoções de voltar a escalar, a NOS juntou três escaladores experientes e parceiros do João – Marco Cunha, João Évora e Sérgio Sá – que equipou com smartphones 5G e uma câmara 360º para percorrerem a via número 24 do Penedo da Meadinha (Serra da Peneda), na freguesia da Gavieira, em Arcos de Valdevez.
A 270 km de distância desse local, no Pavilhão Desportivo onde habitualmente treinava, em Paião, município da Figueira da Foz, João Sousa utilizou óculos de Realidade Virtual para acompanhar a subida dos amigos, através de uma experiência completa (som e imagem) e muito próxima da realidade.
A velocidade ultrarrápida e a baixa latência do 5G da NOS permitiram ao antigo praticante de escalada fazer parte do momento, interagindo em tempo real com os amigos e contemplando, numa visão 360º, a paisagem arrebatadora que se vê do topo do Penedo da Meadinha, a 1000 metros de altitude.
“Muito obrigada à NOS por ter escolhido Arcos de Valdevez para realizar esta experiência de promoção do bem-estar social, que permitiu a João conseguir reavivar memórias”, enaltece.