FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

27 Out 2023

Portagens A28. PS do Alto Minho contra decisão do governo

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A não inclusão da autoestrada A28 na lista de descontos nas portagens por parte do Governo levou o PS do Alto Minho a emitir uma posição sobre o assunto.

Em comunicado, a Federação do Partido Socialista do Alto Minho, os deputados e os autarcas socialistas do distrito sublinham que a decisão frustrou as legítimas pretensões de trabalhadores, empresários, autarcas e residentes de toda esta região”.

Os socialistas sublinham, por exemplo, que “os índices económicos da região do Alto Minho são comparáveis aos do interior do País e inferiores aos da média nacional, lembrando que “a A28 é a autoestrada que liga o Alto Minho ao Porto, servindo, assim, um território de baixa densidade com características de interioridade, com carácter transfronteiriço que também faz a ligação à Galiza”.

“A não inclusão da A28 significa uma injustiça para a situação concreta do Alto Minho, já duramente penalizado com a introdução de portagens em 2011, situação gravosa para as relações económicas,c omerciais e turísticas do Alto Minho com a Galiza, que afetou a atividade económica nos sectores do comércio, restauração e hotelaria”, pode ler-se no comunicado.

A Federação do Partido Socialista do Alto Minho defende que “atendendo aos significativos investimentos em acessibilidades e valorização dos Parques Empresariais da Região e em que se renovam esforços para a captação de investimento e criação de emprego, continua a ser incongruente e injustificável a manutenção do pórtico de Neiva”.

A terminar, os socialistas do Alto Minho apelam “à reavaliação da decisão com a consequente aplicação à A28 do regime de redução de portagens anunciado. Por outro lado, apelamos à relocalização do pórtico da A28, entre Neiva e Darque, porque constitui um entrave aos movimentos pendulares, à cooperação transfronteiriça, à competitividade das empresas, penalizando quem trabalha e quem apostou numa das maiores zonas industriais da região”.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts