FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

30 Out 2023

Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas elogia Baldio de Riba de Âncora

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, esteve no concelho de Caminha a visitar vários projetos de gestão florestal. O representante referiu que o trabalho realizado no Baldio de Riba de Âncora é "um exemplo nacional", aproveitando ainda para agradecer em nome do governo todo o trabalho que tem sido feito.

Para além do Secretário de Estado, também estiveram presentes o presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, o presidente do ICNF, Nuno Banza, a diretora regional do Instituto, para o Norte, Sandra Sarmento e Paulo Alvarenga, presidente do Conselho Diretivo dos Baldios de Riba de Âncora, bem como várias equipas de sapadores florestais.

“Orgulho-me de ter esta gestão de baldios aqui no concelho de Caminha. Há baldios que têm uma gestão não gestão; há baldios que se preocupam em fazer alguma manutenção e há baldios que querem fazer mais, que querem ter a sua produção, que querem demonstrar que conseguem ter rentabilidade da floresta e que é possível cuidar da floresta fazendo-a produtiva. Mas isso só pode ser feito por quem tem um olhar de futuro, uma visão muito pragmática do território”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Caminha.

Rui Lages aproveitou a presença do Secretário de Estado e do presidente e diretora regional do ICNF para lançar o desafio: “mostrem o trabalho que está a ser feito em Riba de Âncora junto do Governo, junto de outras comissões de baldios como um exemplo daquilo que é a gestão da floresta e a gestão de baldios no nosso pais.”

O autarca de Caminha, além de mostrar o trabalho que está a ser desenvolvido, apresentou algumas reivindicações e preocupações sentidas no terreno pelos Sapadores Florestais, nomeadamente sobre o que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida e também a  qualidade profissional no terreno destas equipas: “nós precisamos que os Sapadores Florestais sejam valorizados, sejam potenciados, sejam vistos como parceiros essenciais para que este trabalho que foi feito aqui seja também ele valorizado. E só valorizando as pessoas, só valorizando os homens, só valorizando as carreiras e só valorizando o trabalho que eles fazem é que poderemos ter mais gente a trabalhar na floresta e a interessar-se por estas temáticas”.

Paulo Alvarenga, presidente do Conselho Diretivo de Riba de Âncora, deu a conhecer todo o trabalho que o Baldio tem realizado em prol da floresta, mencionando que já foram investidos cerca de 400 mil euros e que nunca tiveram qualquer apoio do Governo. Mencionou ainda a parceria com o Rotary Clube de Caminha, parceiro no projeto “Florestar, Criar Esperança”, informando que no próximo mês de dezembro vão plantar cerca de mil carvalhos.

O Secretário de Estado defendeu que os sapadores “são determinantes”, salientando que existe uma dificuldade legal na carreira de sapador florestal, sem deixar de reforçar que esta é uma preocupação do Governo e que tem sido trabalhada de forma a arranjar uma solução.

O Secretário de Estado elogiou várias vezes o trabalho realizado por esta equipa, comprometendo-se em ajudar na “construção” de candidaturas para que obtenham resultados positivos. “Relativamente ao trabalho que estão a fazer, têm a disponibilidade completa do Governo para vos apoiar porque é a nossa missão, é para isso que temos o dinheiro, é para isso que temos os fundos comunitários”, referiu.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts