FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

16 Nov 2023

Centro de Mar de Viana do Castelo recebeu mais de 11 mil visitantes até final de setembro

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Centro de Mar de Viana do Castelo, instalado  a bordo do Navio Gil Eannes , foi visitado por mais de 11 mil pessoas até final do terceiro trimestre de 2023. Os dados foram avançados pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, que assinala o 9º aniversário daquele equipamento, precisamente no Dia do Nacional do Mar.

No pós-pandemia, entre 2021 e 2023, esta valência foi visitada por quase 29 mil pessoas, entre público em geral, escolas e outros grupos organizados.

Assim, em 2021, o Centro de Mar mereceu a visita de 7.361 pessoas, correspondendo 79% a público em geral, 18% a escolas e 3% a outros grupos organizados. Já em 2022, o número total de visitantes foi de 10.236 pessoas, correspondendo 70% a público em geral, 25% a escolas e 5% a outros grupos.

No ano de 2023, até final do terceiro trimestre, já utilizaram este equipamento 11.342 pessoas, sendo 66% público em geral, 28% escolas e 6% outros grupos.

O Centro de Mar constitui-se como veículo para a concretização do desenvolvimento do setor marítimo nos domínios económico, ambiental, cultural e social de Viana do Castelo, reforçando a sua posição como “cidade náutica do Atlântico”.

Em 2023, as comemorações do Dia Nacional do Mar integram a promoção da Semana do Mar, com atividades para diversos públicos, entre visitas guiadas ao Centro de Mar, visita guiada à lota de pesca, peddy-paper , “Mar”, ateliê “Mar de tradições” , atividades agro-marítimas e exposição “A biodiversidade conta-nos história”  no Centro de Mar, tendo como parceiros a Capitania de Viana do Castelo e a Docapesca.

Para 2024, como forma de assinalar os 10 anos do Centro de Mar, a Câmara Municipal de Viana do Castelo está já a preparar uma programação assente no tema da literacia do Mar que integrará uma variedade de iniciativas a diferentes públicos.

A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994.

Portugal ratificou o documento em 1997. A efeméride procura destacar a importância que o mar tem para a história e identidade de Portugal, bem como para a economia e desenvolvimento do país.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts