Fundada em 1985, a ESA-IPVC tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento da educação agrária, em particular na região do Alto Minho. A celebração deste aniversário é um momento de reflexão sobre as conquistas passadas, reconhecimento de contribuições valiosas e inspiração para o futuro.
A cerimónia comemorativa do 38.º aniversário da Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo tem início às 14h30, com a sessão de abertura e as intervenções do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, da diretora da ESA-IPVC, Isabel Valín, do presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, e do presidente da Associação de Estudantes da ESA-IPVC, Pedro Marinho, seguida da palestra “Realidades, Tendências e Desafios Societais à Investigação e Ensino das Ciências/Engenharia do Ambiente”, por Helena Freitas, cátedra da UNESCO para Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável.
A sessão conta também com a presença em palco de antigos alunos da ESA-IPVC para falar sobre os respetivos percursos profissionais nas Ciências Ambientais.
O evento conta ainda com uma homenagem da ESA-IPVC a Manuel José Marinho Cardoso, docente da Escola desde 1988 e recentemente aposentado.