De acordo com o Instituto Português de Mar e da Atmosfera, estado do tempo será “definido pelo posicionamento do anticiclone dos Açores, que inicialmente estará localizado a noroeste do arquipélago, mas que irá posteriormente oscilar a sua posição, influenciando o fluxo atmosférico sobre Portugal Continental”.
“Este fluxo deverá ser de norte no início [desta] semana, tornando-se posteriormente de leste, resultando numa descida generalizadas das temperaturas, quer das mínimas quer das máximas, que deverão estar então em valores normais para a época do ano”, acrescenta.
O IPMA assinala, ainda, que “esta descida das temperaturas, associada ao aumento da intensidade do vento, resultará em desconforto térmico, tal que em diversas regiões haverá uma sensação de frio ligeiro ou, mais localmente, de frio moderado”.
“Não se espera a ocorrência de precipitação ao longo deste período, embora exista uma probabilidade baixa de chuva no fim de semana, inferior a 25%, num cenário de dissipação do anticiclone”, acrescenta.
Assim, salienta o IPMA, “depois de um fim de semana de temperaturas agradáveis para a época, o início da semana trará uma descida das temperaturas, mais notória a partir de terça-feira, tanto das máximas como das mínimas, mantendo-se estas sem grandes oscilações ao longo dos restantes dias da semana”.
Assim, a temperatura máxima a partir de terça deverá variar entre 9°C e 17°C nas regiões do interior Norte e Centro, entre 13°C e 19°C na região Sul, entre 15°C e 20°C na zona litoral Oeste e entre 16°C e 20°C na zona litoral Sul.
A temperatura mínima no território continental estará entre 0°C e 7°C no interior do país e entre os 7°C e o 10°C nas regiões do litoral.