FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

11 Mar 2024

As mulheres do Minho entre a terra e o mar são o tema do próximo Ciclo de Estudos

Rádio Geice
Mulheres do Mar

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Na próxima quinta-feira, dia 14 de março, no âmbito do XIII Ciclo de Estudos “Terra”, organizado pelo Centro de Estudos Regionais, tem lugar a conferência “Parindo e gemendo, tecendo e lavrando”, histórias das mulheres do Minho entre a terra e o mar, por Sara Pinto, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, às 17:15 horas.

A autora da próxima comunicação, Sara Pinto, é doutorada em História, Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora integrada do CITCEM.

Tem colaborado em diversos projetos de investigação e publicado nas áreas da história marítima e da paisagem, redes mercantis e história das misericórdias.

É autora do livro “Santa Casa da Misericórdia de Caminha: 500 anos de história” e desenvolveu um projeto de pós-doutoramento financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, com o tema “A economia da salvação: crédito e estratégias mercantis da época moderna”.

As sessões estão abertas à participação de todo o público.

Na última sessão do Ciclo de Estudos, realizada no dia7 de março, Nuno Vieira e Brito apresentou uma comunicação sobre a agricultura e o mundo rural no Alto Minho, onde realizou um diagnóstico da atual situação e perspetivou o lugar desta atividade económica e social no desenvolvimento regional.

Apoiado em vários dados estatísticos, deteve-se na análise da estrutura demográfica, nas dimensões das explorações agrícolas, na relevância dos baldios e na avaliação dos ganhos médios dos produtores.

Abordou as questões da gestão da paisagem, do turismo, da importância do setor da viticultura e da produção de carne. Por fim, apontou algumas linhas para que o público presente refletisse sobre a(s) estratégia(s) para o setor nos próximos tempos.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts