FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

14 Mar 2024

De Gontinhães a Vila Praia de Âncora passaram-se 100 anos! Comemorações arrancam este sábado

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Comemora-se em 2024 o 100.º aniversário da elevação de Gontinhães a Vila Praia de Âncora. As celebrações iniciam-se este sábado, com uma homenagem da população de Vila Praia de Âncora ao Almirante Jorge M. Ramos Pereira, e prolongam-se até dezembro.

Vila Praia comemora 100 anos no dia 8 de julho, mas a abertura das Comemorações do Centenário de Vila Praia de Âncora é no sábado, dia 16 de março, dia em que se assinala o 50.º aniversário da morte do Almirante Jorge M. Ramos Pereira.

O Almirante Jorge M. Ramos Pereira foi um benemérito para a população ancorense. Tem o seu busto na Praça da República, o coração de Vila Praia de Âncora, e também deu o nome ao mais recente auditório daquela Vila.

Enquanto benemérito, o Almirante Jorge Ramos Pereira já em agosto de 1960 havia criado a Fundação de Vila Praia de Âncora, de cariz benemérito e assistencial.

Em 22 de setembro de 1972, esta passa a usufruir de um carácter formal, regendo-se por Estatutos Associativos e alterando a denominação para Grupo de Promoção Escolar de Vila Praia de Âncora.

Em ambos os casos, as suas linhas orientadoras tinham como finalidade principal: prestar a estudantes necessitados de Vila Praia de Âncora e das freguesias do Vale do Âncora o auxílio indispensável à sua educação escolar na frequência de cursos liceais, técnico-profissionais, do ciclo preparatório ou da telescola, auxiliando nas matrículas, propinas, material escolar, transportes e outras despesas, conforme as carências dos assistidos e disponibilidades financeiras da associação.

Outra das facetas mais conhecidas do Almirante Ramos Pereira era a colocação de jovens pescadores na Pesca do Bacalhau, principalmente na década de 60, após o estalar da guerra colonial, isentando-os, assim, de cumprir o serviço militar. Providenciava, igualmente, estudos a adultos que, por razões de ordem profissional, necessitavam de obter o diploma da 4.ª classe.

As comemorações começam sábado, pelas 15:00 horas, com o descerrar da placa de Homenagem da População de Vila Praia de Âncora ao Almirante Jorge M. Ramos Pereira no 50.º Aniversário do seu falecimento, na Praça da República, seguido de Romagem ao Cemitério.

Pelas 16:00 horas, no Cemitério de Vila Praia de Âncora, terá lugar uma homenagem, com depósito de coroa de flores, ao Almirante Ramos Pereira, com a intervenção de Adelino Morais Cabral.

A abertura das comemorações termina com a Cerimónia de Abertura das Comemorações do Centenário da Elevação de Gontinhães a Vila Praia de Âncora com um concerto protagonizado pela Academia de Música Fernandes Fão. Este momento decorrerá no Auditório Ramos Pereira, pelas 17:00 horas.

O programa das comemorações vai prolongar-se até dezembro com várias iniciativas que serão oportunamente divulgadas.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts