FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

09 Mar 2024

Exposição de aventais no Centro de Informação Turística de Esposende

Rádio Geice
Aventais

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Integrado na programação da edição comemorativa dos 25 anos do “Março com Sabores do Mar”, o Centro de Informação Turística de Esposende (CIT) acolhe, até ao final do mês de março, a exposição "O meu avental conta uma história do mar".

A mostra conta com mais de uma centena de aventais que foram decorados simbolicamente pelo Coro Sénior de Esposende, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), associações e escolas do concelho, assim como por particulares que se quiseram associar ao desafio do Município de Esposende para reinterpretarem o seu avental em “contexto de mar”.

O objetivo passa por evocar o avental como algo muito mais profundo do que um simples acessório de cozinha. Com efeito, o avental remete para memórias longínquas, dado que era um elemento outrora obrigatório nas cozinhas dos nossos lares. Hoje é essencial nas cozinhas dos restaurantes, como indumentária de proteção, asseio, requinte e profissionalismo.

Sendo certo que ao nível das cozinhas particulares terá caído em algum desuso, ainda é um acessório obrigatório em muitos lares, talvez porque é associado às memórias familiares mais bonitas, quando, por exemplo, as nossas mães e avós os envergavam com orgulho para cozinhar os melhores pratos de peixe do nosso atlântico que enchiam a mesa e o coração.

Esta exposição pretende, assim, aguçar o sabor da memória através de um elemento tão simples, mas, afinal, tão imenso como o nosso mar: o avental. Poderá ser visitada no horário de normal funcionamento do CIT, ou seja, de segunda-feira a sábado, das 9h00 às 17h00.

Esta ação enquadra-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende – 2023_2027 e insere-se no âmbito das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts