FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

13 Mar 2024

Futuro do tratamento de doenças das vias biliares e do pâncreas é discutido em Viana

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Centro de Inovação em Saúde da Universidade do Minho (B.acis) organiza, nos dias 15 e 16 de abril, a 5.ª edição do maior curso realizado em Portugal de procedimentos minimamente invasivos para o diagnóstico e tratamento de doenças das vias biliares e pâncreas, usando técnicas endoscópicas.

No dia 15 de abril serão transmitidas técnicas de endoscopia avançada em direto a partir das duas salas de última geração do Serviço de Gastrenterologia do Hospital de Santa Luzia (HSL), Unidade Local de Saúde do Alto Minho (Viana do castelo), para o auditório do Hospital de Santa Luzia, onde estarão mais de 150 congressistas e vários gastrenterologistas estrangeiros convidados para integrarem o programa.

Nesta edição serão apresentados, num grande evento científico, um novo endoscópio de uso único (com o potencial de eliminar o risco de transmissão de infeções) para este tipo de intervenções, bem como novos endoscópios para os canais do pâncreas e vias biliares.

Serão ainda mais uma vez realizadas procedimentos de última geração para o diagnóstico precoce de tumores das vias biliares e pâncreas, bem como para o tratamento de cálculos das vias biliares.

De acordo com Luís Lopes, diretor do serviço de Gastrenterologia do Hospital de Santa Luzia (HSL) e professor da Escola de Medicina da Universidade do Minho (UM), esta nova geração de endoscópios elimina o risco de transmissão de infeções neste tipo de intervenções.

Jorge Canena, Diretor do Serviço de Gastrenterologia da CUF-Tejo (e que coordena o curso em parceria com o HSL), realça que existe no entanto a necessidade de realizar mais estudos, nomeadamente de custo-eficácia, que sustentem a difusão destes tipo de endoscópios na realização desta técnica, sobretudo quando os endoscópios que usamos têm um excelente perfil de segurança para os nossos doentes.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts