FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

21 Mar 2024

Melgaço celebra 30ª edição da Festa do Alvarinho e do Fumeiro

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
De 26 a 28 de abril, Melgaço celebra a 30ª edição da Festa do Alvarinho e do Fumeiro. O certame reunirá 29 produtores de alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço e 16 produtores de produtos locais / inovadores. A inauguração acontecerá pelas 18h00 do dia 26 de abril, no largo do Mercado Municipal.  

Depois do sucesso de 2023, a autarquia volta a apostar numa área específica para provas personalizadas, no interior do recinto, onde os produtores poderão apresentar os seus produtos. Enquanto na última edição a ação era dirigida a profissionais do setor, este ano os produtores poderão realizar provas, que carecem de agendamento, dirigidas ao público em geral.

A ação assume-se, fundamentalmente, como uma forma de permitir aos participantes estabelecerem parcerias e negócios.

Com uma área total de 3800m2, o certame apresentará ainda espaços específicos para a restauração, onde quatro restaurantes apresentarão excelentes propostas gastronómicas, e contará ainda com a presença de sete stands de animação turística/institucionais. Juntos, vão dar a conhecer o potencial da região num certame que atrai milhares de visitantes de vários pontos do país, mas também da vizinha Galiza e ainda melgacenses emigrantes.

«Com o passar dos anos, edição após edição, a Festa do Alvarinho e do Fumeiro foi-se fortalecendo e afirmando-se como um evento de referência, um exemplo e um modelo de boa prática a implementar noutras regiões. Temos vindo a inovar, renovando o conceito e espaço, de forma a proporcionarmos, de ano para ano, um evento único e ímpar, que corresponda às espectativas de quem nos visita, mas também dos participantes e, por isso, temos potenciado ações entre os produtores e possíveis clientes, para que estes tenham oportunidade de, durante a festa, estabelecerem parcerias e negócios.», refere o autarca de Melgaço, Manoel Batista, acrescentando ainda que «a programação da presente edição oferecerá um programa recheado de momentos que prometem dar a conhecer o que de melhor se faz no território.»

Sobre o impacto do certame na região, Manoel Batista afirma que estes eventos são de extrema importância para a economia: «São, indiscutivelmente, fulcrais para o desenvolvimento do território. Não são só festa e vinho! São a nossa Cultura. O nosso ADN. A nossa história.»

Durante os três dias do evento será possível assistir a showcookings protagonizados pelos chefes Rui Paula, Hélio Loureiro e David Couñago Freire, que apresentarão propostas gastronómicas harmonizados com alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço.

Os visitantes terão também oportunidade de assistir a quatro provas comentadas de vinhos: Valéria Zeferino, da Revista Grandes Escolhas, que se debruçará na temática “Alvarinho à prova do tempo”; a Associação de Produtores de Alvarinho da Sub-Região de Monção e Melgaço – (APA), com o tema “Monção e Melgaço: Um Terroir Único”; Beatriz Machado, da Nieeport, com a temática “Uma Casta. Vários Estilos de Vinho”; e Manuel Malfeito, do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, com o tema “Entender as diferentes expressões do Alvarinho, sem descrever aromas nem dar notas”.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts