FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

15 Mar 2024

Páscoa em Cerveira oferece Mercado, Exposição de Ovos Gigantes e a Queima de Judas

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Já é conhecida a programação da Páscoa de Vila Nova de Cerveira, que decorre entre 28 de março e 7 de Abril.

Entre as novidades, o Mercado de Páscoa atinge um número maior e diversificado de expositores e oferece novas propostas interativas como aulas de meditação, caça aos ovos em recinto aberto e oficinas/workshops infantis sobre sustentabilidade ambiental.

Complementarmente, as famílias são ainda convidadas a percorrer o roteiro de Ovos Gigantes no centro histórico e a assistir a mais uma misteriosa Queima de Judas na noite do Sábado de Aleluia.

Nos dias que antecedem a Páscoa, de 28 a 30 de março, o Mercado de Páscoa de Vila Nova de Cerveira instala-se no Parque de Lazer do Castelinho, com a venda de produtos artesanais, gastronomia diversa e doçaria tradicional, além de apresentar um conjunto variado de ofícios alusivos à quadra festiva. Ao longo dos três dias, o conjunto de atividades programadas também surpreende por privilegiar a criação de momentos familiares únicos e que ficarão na memória.

Da programação constam Aulas de Butô – Improvisação de Movimento Corporal, por Ana Maria Pintora; Oficinas Criativas, pelo Atelier – Ó da Terra; Workshops de Cestinho Sustentável dinamizados pelo Aquamuseu do Rio Minho; o Atelier “Vem Fazer a tua Pomba da Páscoa” protagonizado pela Associação Cultural Convento de San Payo e Fundação Bienal de Arte de Cerveira. Estão ainda agendados dois espetáculos ao vivo que prometem arrancar muitos suspiros de admiração e gargalhadas de diversão: “Uma Aventura na Floresta”, produzido pela Malad’arte, e “Páscoa Mágica” da autoria de Tiago Tomé.

De salientar que nesta edição, a tradicional Caça aos Ovos mantém-se todos os dias, mas decorrerá num espaço identificado mais alargado, além de jogos tradicionais, pinturas faciais e insufláveis.

Para a noite de 30 de março, Sábado de Aleluia, as atenções concentram-se em mais uma edição de ‘Queima de Judas’. O espetáculo de teatro comunitário, com produção das Comédias do Minho, recupera o ritual pagão da morte do ano velho e da chegada da Primavera, numa representação de pendor judaico cristão, onde se condena Judas, o traidor e se festeja a ressurreição de Jesus Cristo.

 

Mas a Páscoa em Vila Nova de Cerveira ainda se estende no calendário. Depois da originalidade dos ovos gigantes em 2022, e dos coelhos também em formato considerável em 2023, o centro histórico de Cerveira vai ser ornamentado com mais uma Exposição de Ovos Gigantes – ‘As Cores da Páscoa’, de 28 de março a 7 de abril. IPSS’s, associações desportivas, recreativas e culturais, bem como juntas de freguesia do concelho são desafiadas a elaborar um ovo, com dimensões entre 1.5m e 2m, decorado com recurso a materiais diversos, respeitando o formato tipo 3D e a temática.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts