FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

14 Mar 2024

Previsão do tempo para a Semana Santa

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Faltam poucos dias para o arranque da Semana Santa 2024, um período do ano em que muita gente está “de olho” nas previsões do tempo, seja devido às férias, seja pelas celebrações religiosas e festivas típicas desta época do ano. Alfredo Graça, especialista da Meteored Portugal (tempo.pt), lança a previsão atualizada das tendências do tempo para a Semana Santa 2024 em Portugal.

Segundo o modelo de referência da Meteored (ECMWF), quase todas as unidades territoriais portuguesas poderão registar anomalias de precipitação positivas na semana da Páscoa. Isto significa que, se a atual tendência se concretizar, ocorrerão quantidades de chuva acima da média de norte a sul do Continente e no Arquipélago da Madeira.

As anomalias de chuva mais acentuadas poderão verificar-se, de acordo com os mapas, na Beira Alta (distrito da Guarda) e na faixa do litoral entre os distritos de Coimbra e Leiria. Quanto ao Arquipélago dos Açores não se vislumbra nenhum desvio significativo em relação à média, exceto nas duas ilhas mais ocidentais (Corvo e Flores) e no Faial, territórios insulares onde o tempo poderá ser mais seco do que o habitual.

Vai estar calor ou frio na semana da Páscoa?

A mais recente atualização das tendências do tempo para a Semana Santa 2024 insiste, globalmente, em anomalias térmicas negativas em Portugal. Isto significa que, de um modo geral, estão previstas temperaturas inferiores à média climatológica de referência na maioria das regiões portuguesas.

O modelo de referência da Meteored aposta nesse cenário de tempo mais frio do que o normal de norte a sul do Continente e Arquipélago dos Açores. As anomalias de temperaturas mais acentuadas estão previstas para vastas zonas do interior Norte, Centro e Alto Alentejo.

No que diz respeito ao Arquipélago da Madeira vislumbram-se temperaturas a rondar a média, exceto numa pequena parte da ilha da Madeira e em toda a ilha de Porto Santo, zonas para as quais se prevê mais calor do que o habitual.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts