FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

15 Mar 2024

Rede Municipal de DAE já está instalado em 17 locais da cidade

Rádio Geice
Desfibrilhação Automática Externa

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem em funcionamento 17 equipamentos no âmbito do projeto do projeto “+ Vida - Rede Municipal de Desfibrilhação Automática Externa”, que, nesta fase inicial, pretende instalar em infraestruturas desportivas do concelho.

Neste momento, são já cerca de 200 os funcionários municipais e de clubes desportivos que concluíram a formação para utilização dos primeiros 10 DAE’s licenciados pelo INEM e instalados no concelho vianense, no Centro Cultural de Viana do Castelo, Estádio Municipal Manuela Machado, Pavilhão Municipal Nicolau Veríssimo, Pavilhão Municipal do Atlântico, Pavilhão Municipal José Natário e Mestre Luís Braga, Pavilhão Municipal de Monte da Ola, Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, Piscina Municipal de Barroselas, Piscina Municipal do Atlântico e Piscina Municipal Frederico Pinheiro.

Até final do mês de março, entram em funcionamento mais sete equipamentos, no Pavilhão Municipal de Santa Marta de Portuzelo, Pavilhão da Escola Básica e Secundária de Barroselas, Pavilhão Municipal David Freitas, Pavilhão da EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, Pavilhão da EB 2,3 Carteado Mena – Darque, Pavilhão da Escola Secundária e Monserrate e Pavilhão da Escola EB 2,3 de Viana do Castelo – Abelheira. Em breve, a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai avançar com cabines de rua, a serem instaladas no centro histórico.

Neste momento, o município iniciou já o processo de licenciamento de outros 2 DAE’s para o Pavilhão da Escola Básica de Foz do Neiva – Castelo do Neiva e Pavilhão da Escola Secundária de Santa Maria Maior, que deverão estar instalados até finais de abril. Em junho, deverão estar licenciados os 3 equipamentos para o Centro de Remo, Centro de Canoagem e Centro de Vela, elevando assim o número de DAE’s disponíveis para 22.

O projeto “+ Vida – Rede Municipal de Desfibrilhação Automática Externa” tem como principal objetivo aumentar a cadeia de sobrevivência, proporcionando à população meios que promovam a desfibrilhação em tempo útil, através da instalação de 22 DAE’s e da formação de operadores de DAE.

Os DAE’s disponíveis nos espaços municipais estão licenciados pelo INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica e integram o Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa. Em situações de paragem cardiorrespiratória, estes equipamentos serão utilizados pelos operadores de DAE deste programa municipal vianense.

A doença cardiovascular assume uma liderança destacada na morbilidade e mortalidade das populações do mundo ocidental. Em metade dos casos de paragem cardiorrespiratória, as vítimas não chegam com vida aos hospitais. A experiência internacional demonstra que a utilização de DAE’s por pessoal não médico aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência das vítimas, pelo que um DAE pode salvar vidas.

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts