FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

28 Mar 2024

Rotary de Viana do Castelo vai homenagear António Feijó

Duarte Lago
António Feijó, presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
António Feijó, vianense que preside o Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, vai ser homenageado pelo Rotary de Viana do Castelo.

A cerimónia pública está agendada para sábado, 18 de maio, às 15:00 horas, e terá como palco o Teatro Municipal Sá de Miranda.

Quem é António Feijó?

Segundo está descrito no site oficial da Fundação Calouste Gulbenkian, António Feijó preside o Conselho de Administração desta instituição deste maio de 2022, assumindo um mandato que se vai estender até 2027.

«Professor Catedrático do Departamento de Estudos Anglísticos e do Programa em Teoria da Literatura, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Foi Diretor da Faculdade de Letras, Vice-Reitor e Pró-Reitor da Universidade de Lisboa. Foi diretor da Imprensa da Universidade de Lisboa, e da Revista da Universidade.

PhD (Literatura Inglesa e Norte-Americana) Brown University (1985); MA (Literatura Inglesa e Norte-Americana) State University of New York at Albany (1979).

É autor de livros e ensaios sobre tópicos de literatura inglesa, norte-americana e portuguesa, bem como traduções e dramaturgias para cena (Twelfth Night, Hamlet e King Lear de Shakespeare; de obras de Oscar Wilde e Fernando Pessoa, entre outros).

As suas publicações mais recentes incluem, em 2015, Uma Admiração Pastoril pelo Diabo (Pessoa & Pascoaes), Imprensa-Nacional Casa da Moeda; uma versão levemente alterada da sua tradução de Hamlet, de Shakespeare, em 2016;  A Universidade como deve ser, com Miguel Tamen (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2017); e, em 2020, O Cânone, de que foi um dos editores e autores.

Comissariou exposições sobre literatura (Fundação Calouste Gulbenkian 2008) e Fundação Cupertino de Miranda (2018, em colaboração).

Foi presidente do Conselho Geral Independente da RTP.

Foi Diretor Não-Executivo da Fundação da Casa de Mateus.

Foi administrador não executivo do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian entre 2018 e 2022.»

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts