FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

14 Mar 2024

Viana integra agenda nacional “À descoberta do Turismo Industrial”

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara Municipal de Viana do Castelo e parceiros integram a terceira edição da Agenda Nacional “À descoberta do Turismo Industrial”, que decorre de 16 a 30 de março e oferece uma oportunidade única de conhecer os locais e experiências associados à indústria viva e ao património industrial em Portugal.

Assim, o concelho vianense integra esta agenda, destacada com diversas propostas das páginas 166 à 172, com a oferta de experiências únicas proporcionadas pelos parceiros que integram a Rede Portuguesa de Turismo Industrial, designadamente com diversas propostas para conhecer melhor o Navio Hospital Gil Eannes, os Fornos Telheiros de Alvarães, bem como o Moinho de Maré – Azenhas de D. Prior, que em breve fará parte desta Rede.

As propostas do Município de Viana do Castelo e dos parceiros podem ser consultadas através do link: https://business.turismodeportugal.pt/SiteCollectionDocuments/turismo- industrial/agenda-a-descoberta-turismo-industrial-2024.pdf

Ao longo de duas semanas, o convite é para que vianenses e visitantes conheçam o património industrial que reflete a história e identidade do nosso território.

Na visita livre aos espaços museológicos do Navio Gil Eannes os visitantes podem embarcar numa experiência de conhecimento histórico, cultural e náutico “navegando” pelos espaços museológicos, como: ponte de comando, casa do leme, cozinha, padaria, casa das máquinas, enfermarias, consultório médico, sala de tratamento, bloco operatório, diversos camarotes, capela e entre outros espaços, bem como conhecer o processo de construção do Navio, datado de 1955. Serão igualmente promovidas visitas guiadas ao navio, promovida a visualização de documentário “Campanha São Ruy 1952” e a visita exposições a bordo do navio, bem como a apresentação de um espetáculo com o tema ‘Saudade’.

Na visita aos Fornos Telheiros, os visitantes podem mergulhar em experiências autênticas e originais, e usufruir de um maior contacto com as comunidades e com aspetos identitários da Freguesia de Alvarães.

A visita guiada dá a conhecer a produção artesanal de fabrico de telha e de tijolo nos Fornos Telheiros, permitindo aos visitantes “viajar” no tempo.

Já neste período será também promovida a visita guiada ao moinho de maré – antigas Azenhas de D. Prior – onde se encontra atualmente sedeado o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e o Parque Ecológico Urbano. Nesta visita dá- se a conhecer a história associada a este espaço, bem como processo industrial de moagem de cereais a partir de uma fonte de energia renovável e inesgotável – as marés.

 

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts