No encontro, que aconteceu na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, participaram também o Vereador da Educação, Manuel Vitorino, e o Vereador do Desporto, Ricardo Rego.
Na sessão de abertura, o autarca, Luís Nobre, agradeceu às direções dos agrupamentos, assumindo que as mesmas são “determinantes” para o trabalho que é feito no setor da Educação. ”A exigência da Educação só é concretizada graças ao esforço e dedicação de todos os envolvidos”, afirmou.
Recordou que, pela primeira vez, em 2023, a Câmara Municipal apresentou a Educação como primeira prioridade de investimento num ano económico, com a rubrica a ascender a 6,12 milhões de euros (17,2%), como foi indicado no Relatório de Atividades e Prestação de Contas do ano passado.
Este ano, a autarquia vai avançar com as obras de Reabilitação, Ampliação e Modernização da Escola Básica da Abelheira e Reabilitação e Modernização da Escola Básica Dr. Pedro Barbosa, que deverão ascender a uma verba global de 17,6 milhões de euros, financiadas em 16 milhões pelo PRR.
O Vereador da Educação, Manuel Vitorino, referiu que esta reunião pretendeu “ouvir dificuldades, constrangimentos e oportunidades de melhorias”, tendo servido para um balanço das Atividades de Enriquecimento Curricular no 1.º ciclo do ensino básico (AEC), dos projetos musicais que o município promove em parceria com a Academia de Música, dos projetos desportivos Náutica nas Escolas e “Correr, saltar e lançar”, projetos de âmbito ambiental, entre outros.