Apresenta-se com um abrangente programa de atividades onde se incluem concertos musicais, espetáculos de dança, teatro, showcookings, venda de produtos diversos e propostas gastronómicas, Praça Kids para o público infanto-infantil, Viana Beer Fest, entre muito mais, sempre de acesso livre.
O Marginal tem abertura oficial agendada para amanhã, 04 de julho, pelas 18 horas, mas durante o primeiro dia do Festival Marginal estará exposto um painel de 7 metros desenhado por membros da Associação Seniores de Barroselas. A iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril integra a instalação de um mural alusivo e, entre as 9h45 e as 11h45, e das 14h45 às 16h45, alunos do 2.º ciclo do concelho vão, em oficinas de stencil e de ilustração, interpretar esses desenhos, e falar sobre ditadura e liberdade, interagindo com os participantes mais velhos, que têm ainda memória da ditadura.
O Marginal vai integrar também o Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal, de 4 a 7 de julho, que pretende promover e ser uma montra para a cidade do melhor que se faz em Portugal e a nível internacional no micro setor das cervejas artesanais. Nesta primeira edição estarão presentes doze marcas nacionais representativas de boa parte das regiões do país, duas marcas de Espanha – o país convidado desta primeira edição –, sidras artesanais, entre outras propostas que trarão para prova mais de 150 cervejas artesanais e bebidas fermentadas, no Jardim da Marina. Decorrerão um conjunto de atividades cervejeiras, workshops/showcookings conduzidos pelo Chef Thiago Moura direcionados ao tema da regeneração, reaproveitamento e economia circular na cozinha, sempre em harmonização com cerveja.