FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

04 Jul 2024

Medalha de ouro para a Dona Paterna em concurso mundial na Alemanha

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A marca de vinhos Dona Paterna continua a conquistar o paladar dos especialistas e amantes do vinho a nível internacional. Na mais recente edição do Decanter World Wine Awards, um dos mais importantes concursos mundiais, a marca melgacense arrecadou uma medalha de ouro para o Alvarinho 2022 e uma de prata para o Alvarinho Reserva 2022. Já no Concours Mondial de Bruxelles, a marca de Melgaço viu o seu Alvarinho 2023 ser premiado com prata.

Com esta distinção, o Alvarinho 2022 Dona Paterna conta já no seu portefólio com três medalhas de ouro: no Concurso Internacional de Vinos Bacchus 2024, no VINARIUM International Wine Contest 2024 e, agora, no Decanter World Wine Awards 2024. E também duas medalhas de prata, no International Wine Challenge 2024 e no Sommeliers Choice Awards 2023.

Já o Alvarinho Reserva 2022 Dona Paterna conquistou os paladares no Frankfurt Internacional Trophy 2024, no Concurso Internacional de Vinos Bacchus 2024 e no Concurso da Região Demarcada dos Vinhos Verdes 2024, onde foi galardoado com ouro. Foi ainda premiado com prata no Sommeliers Choice Awards 2024 e, agora, no Decanter World Wine Awards 2024.

E o Alvarinho 2023, no mercado desde o início deste ano, tem já duas medalhas: prata no Concours Mondial de Bruxelles 2024 e ouro no Sommeliers Choice Awards 2024.

As medalhas atribuídas são um testemunho da dedicação da equipa da Dona Paterna.

Ser reconhecido nestes eventos, onde temos algumas das melhores referências de vinho, é a confirmação do nosso compromisso com a qualidade e a autenticidade dos nossos vinhos, da nossa sub-região“, diz o produtor Carlos Codesso. “É uma honra ver os nossos vinhos serem apreciados e premiados em palcos tão exigentes como agora o do Decanter World Wine Awards e o Concours Mondial de Bruxelles“.

OS VINHOS MEDALHADOS ESTARÃO EM PROVA ATÉ 7 DE JULHO NA FEIRA DO ALVARINHO DE MONÇÃO

O evento arranca esta quinta-feira e decorre até domingo, 7 de julho, no Parque das Caldas de Monção, junto ao rio Minho. É a primeira edição com quatro dias de duração.

Autointitulada “a maior wine party de Portugal”, a feira é organizada pelo município de Monção e volta a reunir produtores da sub-região de Monção e Melgaço, mas também excelente gastronomia, música e um leque variado de atividades. O programa pode ser consultado em www.feiradoalvarinho.cm-moncao.pt.

No stand da Dona Paterna, os visitantes terão a oportunidade de provar os nossos vinhos premiados e ficar a conhecer um pouco da história da nossa marca, que já lá vão 50 anos“, diz Carlos Codesso.

VINHOS DONA PATERNA RECONHECIDOS

Recorde-se que, este ano, a Dona Paterna recebeu já distinções em diferentes concursos, reforçando, assim, a sua posição como uma referência na produção de vinhos alvarinho. A saber:
• Frankfurt Internacional Trophy 2024: Alvarinho Reserva 2022 arrecadou medalha de ouro
• Concurso Internacional de Vinos Bacchus 2024: Alvarinho Reserva 2022 e o Alvarinho 2022 arrecadaram medalhas de ouro
• Concurso da Região Demarcada dos Vinhos Verdes 2024: o Alvarinho Reserva 2022 arrecadou ouro na categoria “Grandes Vinhos Jovens” e o Espumante bruto 100% Alvarinho 2022 prata, na categoria “Vinhos espumantes”
• International Wine Challenge 2024: o Alvarinho 2022 foi distinguido com medalha de prata
• VINARIUM International Wine Contest 2024 (Concurso Internacional de Vinhos da Europa de Leste): Alvarinho 2022 foi distinguido com medalha de ouro e o Alvarinho Trajadura 2022 e o Espumante Bruto Alvarinho 2019 receberam medalha de prata
• Decanter World Wine Awards: o Alvarinho 2022 foi galardoado com ouro e o Alvarinho Reserva 2022 com prata
• Concours Mondial de Bruxelles – Vinhos Tintos e Brancos 2024: o Alvarinho 2023 foi premiado com prata
• Sommeliers Choice Awards 2024: Alvarinho Trajadura 2023 e o Alvarinho 2023 arrecadaram ouro e o Alvarinho Reserva 2022 medalha de prata

HÁ 50 ANOS QUE CARLOS CODESSO SE DEDICA À PLANTAÇÃO E CULTIVO DA VINHA

Tudo começou em 1974, ano em que iniciou as primeiras plantações de alvarinho, numa das mais importantes sub-regiões da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, a sub-região de Monção e Melgaço, designadamente em Paderne, Melgaço, inspirado pelo seu pai, Manuel Codesso. 16 anos depois, em 1990, nasce a marca Dona Paterna, altura em que Carlos Codesso lança no mercado o seu primeiro vinho, o 100% Alvarinho.

Desde então, tem apostado em diferentes segmentos, apresentando hoje um vasto portfólio, com diferentes perfis, quer de alvarinho como de outras castas, assim como de espumantes e aguardentes, mas o alvarinho continua a ser o ex-libris da marca.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts