FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

05 Jul 2024

Shopping de Viana reduziu consumo de energia para metade na última década

Rádio Geice
Estação Viana Shopping

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra, em Portugal, entre os quais se encontra o Estação Viana Shopping, têm vindo a reforçar as práticas sustentáveis em todas as suas operações, ao longo dos últimos 10 anos, com objetivo de minimizar o seu impacto ambiental, em diferentes áreas, com foco na energia, água e resíduos.

No campo da energia, o Estação Viana Shopping conseguiu uma redução de 49% no consumo, fruto de uma série de medidas, que vão desde o processo de substituição das luzes tradicionais pelas LED à instalação de sensores automáticos de iluminação, passando pela otimização do horário de iluminação.

A água é um recurso que tem merecido também a atenção, de forma transversal, levando à poupança de 8%, nos últimos 10 anos. Para uma gestão mais eficiente, foram implementados vários procedimentos, entre os quais a instalação de torneiras com sensores e caudais reduzidos, e urinóis sem água.

No que diz respeito aos resíduos produzidos, tem sido feito um esforço contínuo para aumentar a percentagem que é reciclada e, em 2023, esta corresponde a 68%. São várias as medidas que têm permitido crescer neste campo: da realização de estudos de caracterização dos resíduos e avaliação dos fluxos dos mesmos à instalação de mesas de triagem de resíduos e recolha dos orgânicos, sem esquecer formação e sensibilização dos colaboradores, lojistas e visitantes.

“Ao longo dos anos, no Estação Viana Shopping, temos procurado adotar estratégias que nos permitam reduzir o impacto da nossa operação, em termos ambientais, num compromisso com a sustentabilidade que tem gerado resultados positivos.  A redução notável no consumo de energia, para praticamente metade, na última década, é um exemplo disso”, refere José Duarte Glória, diretor do Estação Viana Shopping. “Vamos continuar a traçar o nosso caminho e a diminuir a nossa pegada, contando também com o apoio e sensibilidade dos nossos visitantes”, conclui.

Neste sentido, este verão, é lançada a campanha “Sustentabilidade no Centro”, que, através de peças criativas colocadas no centro comercial, revela os avanços conquistados, desde 2013. Os formatos de comunicação incluem mupis e mensagens em locais estratégicos, nomeadamente, nos espelhos das casas de banho e junto aos caixotes do lixo.

Envolvidos nesta campanha estão ainda outros centros geridos pela Sonae Sierra, que revelam também as suas métricas, nomeadamente: Atrium Saldanha, Albufeira Terrace, AlgarveShopping, ArrábidaShopping, CascaiShopping, Centro Colombo, Centro Comercial Continente Portimão, Centro Vasco da Gama, CoimbraShopping, Forum Barreiro, GaiaShopping, GuimarãeShopping, MaiaShopping, MadeiraShopping, NorteShopping, Nova Arcada, Parque Atlântico, Serra Shopping e ViaCatarina Shopping.

Sustentabilidade na Estação dos Workshops

Ainda no âmbito da campanha de sustentabilidade, o Estação Viana Shopping vai promover um atelier temático para crianças, este fim de semana, nos dias 6 e 7 de julho, das 14h00 às 18h00, na Estação dos Workshops, no Piso 2. Cada participante deve levar uma embalagem vazia de um litro de leite, que será transformada num vaso, onde vão colocar uma planta para, depois levar para casa. Desta forma, além de lúdico e divertido, o workshop incentiva o processo criativo e mostra como dar uma segunda vida às embalagens, reutilizando-as para outros fins.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts