Assim, para a implementação de projetos musicais no âmbito da Educação, foram firmados dois protocolos de cooperação e apoio financeiro.
O protocolo entre o Município de Viana do Castelo, a Academia de Música de Viana do Castelo e os Agrupamentos de Escolas de Abelheira, Arga e Lima, Barroselas, Monserrate, Monte da Ola e Pintor José de Brito vai permitir a promoção da Educação Artística (Iniciação à Música) na Educação Pré-Escolar no ano letivo 2024/2025, que representa um investimento de 50 551 euros por parte da autarquia vianense.
Foi também assinado o Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro entre o Município de Viana do Castelo, a Academia de Música de Viana do Castelo e os Agrupamentos de Escolas de Abelheira, Barroselas, Monserrate, Monte da Ola, Pintor José de Brito e Santa Maria Maior para a promoção da Educação Artística (Música) no 1.º Ciclo do Ensino Básico no presente ano letivo, no valor de 128 505 euros.
No que toca à Cultura, foi firmado um Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro entre o Município de Viana do Castelo e o Grupo de Danças e Cantares de Perre, no valor de 10 mil euros, e um Protocolo de Cooperação e Apoio Financeiro entre o Município de Viana do Castelo e a Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço no valor de 30 mil euros.
Com a Confraria de Santa Luzia, foi assinado um protocolo de 4 428 euros; e com Grupo Folclórico de Viana do Castelo o protocolo prevê um apoio de 30 mil euros.