FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Desporto

16 Dez 2024

Associação de Futebol de Viana do Castelo é candidata ao “Prémio do Cartão Branco”

Rádio Geice
Associação de Futebol de Viana do Castelo

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Associação de Futebol de Viana do Castelo é uma das entidades candidatas ao Prémio do Cartão Branco, relativamente à época 2023/2024, na cerimónia que vai decorrer no Auditório do Centro de Juventude de Lisboa, esta terça-feira, às 14:30 horas.

O Cartão Branco é um recurso pedagógico pioneiro em Portugal, implementado desde 2015 pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P. (IPDJ), no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto.

Em parceria com a Confederação de Associações de Juízes e Árbitros de Portugal, o objetivo é promover valores na prática desportiva, reconhecendo comportamentos eticamente relevantes entre atletas, treinadores, dirigentes e outros agentes desportivos.

Aderiram ao Cartão Branco 85 entidades sendo aplicado em 28 modalidades individuais e coletivas.

O cartão Branco é deste há muito tempo um símbolo da ética desportiva e do fair-play em Portugal. É um cartão que devemos acarinhar e promover“, afirma Ricardo Gonçalves, presidente do conselho diretivo do IPDJ.

Os “Prémios do Cartão Branco” visam reconhecer o contributo das entidades aderentes que mais se destacam na promoção do Cartão Branco, contribuindo significativamente para a sua afirmação no panorama nacional e internacional.

Os prémios são atribuídos em três categorias: “Prémio do Cartão Branco – Entidades”, “Prémio do Cartão Branco – Revelação” e “Prémio do Cartão Branco – Árbitros”.

Os premiados de 22/23 são:

  • Categoria Árbitros e Juízes: vencedora Catarina Campos (futebol, Associação de Futebol de Lisboa) e menção honrosa António Tiago (futsal, Associação de Futebol de Bragança).
  • Categoria Revelação: vencedor Câmara Municipal de Espinho.
  • Categoria Entidades: vencedores Federação Portuguesa de Ténis e Federação Portuguesa de Voleibol, com menções honrosas para Casa Pia Atlético Clube e Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco.

Relativamente à época 23/24, os candidatos são:

  • Categoria Árbitros e Juízes: Erivelton Silva (futsal, Associação de Futebol de Bragança), Artur Janeiro (futebol, Associação de Futebol de Beja), Leonor Torres (boccia, Desporto Escolar), Adelino Silva (futebol, Associação de Futebol do Porto) e Isac Nobrega (futebol, Associação de Futebol da Madeira).
  • Categoria Revelação: Câmara Municipal de Sintra, Associação “Amigos da Montanha” e Associação de Basquetebol de Leiria.
  • Categoria Entidades: Associação de Futebol de Leiria, Associação de Futebol do Algarve, Associação de Futebol do Porto, Câmara Municipal de Espinho, Associação de Futebol de Viana do Castelo, Federação Académica do Desporto Universitário, Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco e Associação de Futebol da Madeira.

Os premiados de 23/24 serão anunciados durante a cerimónia, onde também serão assinados Memorandos de Adesão ao Cartão Branco com diversas entidades e realizadas outras distinções a serem anunciadas no evento.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts