João Cerqueira é doutorado em História da Arte pela Universidade do Porto, professor na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e colunista do jornal Sol.
Autor de nove livros, a sua obra está publicada em Espanha, Itália, França, Inglaterra, Estados Unidos, Argentina e Brasil.
O livro “Perestroika: olho por olho, dente por dente” foi, recentemente, premiado pela Historical Fiction Company (HFC), projeto internacional que promove a ficção histórica em língua inglesa.
Recebeu diversos prémios, nomeadamente com os romances “A Tragédia de Fidel Castro” e “Jesus and Magdalene”.
Tem contos publicados em várias revistas literárias, incluindo “Uma casa na Europa”, vencedor do Speakando European Literary Contest (Itália, 2015).
Foi considerado pelo físico e ensaísta Carlos Fiolhais “uma espécie de enfant terrible das letras portuguesas”.
O EntardeCER é um conjunto de conversas realizadas ao final da tarde, que tem como destinatários todos os interessados na cultura e no património, nas suas múltiplas dimensões. As conversas do projeto EntardeCER são moderadas por José Carlos Loureiro e têm lugar na terceira quinta-feira de cada mês, até maio de 2025. Excecionalmente, a conversa de janeiro inicia às 18:00 horas.