A apresentação está agendada para segunda-feira, 17 de março, às 11:30 horas, no auditório do Instituto Católico de Viana do Castelo.
Desenvolvida em colaboração com a Visual Thinking, com o apoio da Diocese de Viana do Castelo e da Microsoft Portugal, através do seu programa de Filantropia, a Elisa integra um sistema de processamento de linguagem natural, baseado em inteligência artificial, para oferecer respostas ágeis e precisas às mais diversas questões colocadas pelos utilizadores, facilitando o seu trabalho diário nas diferentes Instituições Particulares de Solidariedade Social, entre outras entidades relacionadas.
A Elisa foi concebida para responder às necessidades legais e orientativas, abrangentes, específicas e atualizadas, oferecendo suporte às diversas respostas sociais (Estruturas Residenciais para Idosos, Centros de Dia, Serviços de Apoio Domiciliário, Creches, Jardins de Infância, entre muitas outras respostas típicas e atípicas).
A interface da Elisa é intuitiva e oferece orientações com base em legislação específica e comum aos equipamentos e respostas sociais, referenciais de qualidade como os Manuais de Processos Chave, normativos e circulares emanadas pelo Instituto da Segurança Social ou outras entidades públicas, Código Fiscal, Sistema de Normalização Contabilística aplicável às Entidades do Setor Não Lucrativo, Código dos Contratos Públicos, entre outros.
A Elisa disponibilizará, ainda, modelos de minutas ou documentos pré-elaborados que, com as devidas adaptações, poderão ser utilizados pelas diferentes IPSS ou entidades conexas, possibilitando o incremento de uma maior eficiência e eficácia ao seu trabalho quotidiano.
“Estamos extremamente entusiasmados com o lançamento da Elisa. Foi um sonho ambicioso que exigiu o compromisso com um processo de desenvolvimento rápido e árduo até à sua concretização. Acreditamos que esta assistente virtual será uma mais-valia para o Centro Paroquial e Social de Lanheses e para muitas outras organizações do terceiro sector, ajudando-as a otimizar os seus processos e a impactar o tempo disponível para um serviço quotidiano ainda mais próximo dos utentes. É um orgulho podermos partilhar uma ferramenta altamente tecnológica com origem em Lanheses, no Concelho, na Diocese e Distrito de Viana do Castelo, e podermos contar com o apoio inestimável da Microsoft Portugal, através do Manuel Dias, e com a crença da Estela Bastos, da Visual Thinking. Sem eles, esta iniciativa não teria sido possível“, afirma Vasco Araújo, Diretor Executivo do Centro Paroquial e Social de Lanheses.
Segundo Manuel Dias, Diretor Nacional de Tecnologia da Microsoft Portugal, “na Microsoft, acreditamos no poder da tecnologia para impulsionar mudanças positivas na sociedade. A Elisa é um exemplo concreto de como a inteligência artificial pode ser aplicada de forma ética e responsável para apoiar organizações do terceiro setor, tornando o seu trabalho mais eficiente e permitindo-lhes focar-se no que realmente importa: as pessoas. Foi um privilégio colaborar neste projeto inovador, e esperamos que esta ferramenta seja um recurso valioso para muitas instituições em Portugal“.
A Elisa é um construto e, com base nesse prossuposto, continuará a desenvolver-se ao longo do tempo, beneficiando das sinergias com a Microsoft Portugal e com a Visual Thinking, para que o sector social e solidário possa beneficiar efetivamente e de forma abrangente dos mais recentes avanços tecnológicos.
Na opinião de Estela Bastos, CEO e co-fundadora da Visual Thinking, “na Visual Thinking, acreditamos profundamente que a tecnologia deve estar ao serviço das pessoas, especialmente quando aplicada a setores com um impacto social tão profundo como o terceiro setor. O desenvolvimento da Elisa representa o nosso compromisso em potenciar o uso da inteligência artificial para tornar o dia a dia das organizações mais eficiente, permitindo que foquem o seu tempo e recursos naquilo que realmente importa: cuidar e apoiar quem mais precisa. É um orgulho para nós fazer parte desta iniciativa inovadora e contribuir para uma transformação digital acessível e significativa“.
Na apresentação oficial da Elisa, estão previstas as presenças das várias personalidades que, no exercício da sua relevância social, apadrinharam esta iniciativa: o Bispo da Diocese de Viana do Castelo, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, Carlota Borges, vereadora da Coesão Social da Viana do Castelo, Manuel Dias, Diretor Nacional de Tecnologia da Microsoft Portugal, e Estela Bastos, CEO e co-fundadora da Visual Thinking.
A Elisa estará disponível através do site do Centro Paroquial e Social de Lanheses, para as diferentes organizações sem fins lucrativos, a partir do próximo dia 7 de abril de 2025.