Em sentido inverso, o Vila Fria perdeu 2-4, em casa, frente ao Correlhã, e desceu para 15.º, em zona de despromoção, com 20 pontos.
O Lanheses, que em caso de empate ou de derrota do Âncora-Praia teria garantido a manutenção, perdeu com o Valenciano por 5-0 e parte para a última jornada da competição em risco de descida, com 23 pontos.
Entre Lanheses, Âncora Praia e Vila Fria, um deles vai descer de divisão. O Vila Fria, o mais aflito, visita o Cardielense. O Âncora Praia recebe o Cerveira e o Lanheses joga em casa contra o Courense. Os jogos estão agendados para domingo às 17:00 horas.
Matemática da manutenção
O Vila Fria tem, obrigatoriamente, de ganhar e esperar por um destes cenários: derrota ou empate do Âncora Praia ou derrota do Lanheses.
O Âncora Praia garante a manutenção se o Vila Fria não vencer em Cardielos. Se tal acontecer, tem de ganhar na recepção ao Cerveira.
Ao Lanheses, basta um empate. Se perder, só não consegue a permanência se Vila Fria e Âncora Praia vencerem os respetivos desafios.
O ADECAS, último classificado, já está despromovido.
Fachense e Atlético Caminha, primeiro e segundo classificado da II Divisão, já garantiram a subida ao principal escalão da Associação de Futebol de Viana do Castelo.