Em comunicado, a autarquia vianense adianta que “está agora a aguardar a realização de auditoria e certificação de segurança da nova travessia, para que a mesma abra ao tráfego”.
“Recorde-se que a nova Travessia sobre o Rio Lima se assume como uma infraestrutura absolutamente necessária para a conectividade do concelho porque une parques empresariais e apoia os agentes económicos”, sublinha.
A “Construção da Nova Travessia do Rio Lima entre E.N.203 – Deocriste e a E.N. 202 – Nogueira” iniciou junto ao campo de futebol da Torre, com a reformulação da interceção giratória de acesso à área de localização empresarial de Nogueira e à autoestrada A27, no sentido Viana do Castelo-Ponte de Lima.
Termina na interceção giratória da EN 203, zona industrial de Deocriste, junto à empresa de produção de papel DS Smith (antiga Portucel), “permitindo desviar o tráfego de viaturas pesadas das estradas nacionais que tem sofrido com o aumento de tráfego provocado pela crescente atividade industrial deste complexo”.
“Esta nova via permitirá sobretudo que as empresas situadas nas áreas de localização empresarial abrangidas pela nova travessia possam aumentar a sua capacidade expansionista com os novos investimentos previstos”, salienta.
“A travessia desenvolveu-se na maior parte do percurso em tabuleiro de betão pré-esforçado, numa estrutura que permitiu minimizar os impactos na galeria ripícola e habitats incluídos na Rede Natura 2000”, acrescenta.
“Este investimento cirúrgico representa uma aposta em fatores de competitividade que vão permitir desenvolver a atividade económica de Viana do Castelo, apoiar as empresas locais e facilitar a mobilidade de todos os vianenses, juntando-se à construção da nova Via do Vale do Neiva, que também é financiada pelo PRR”, conclui a nota.