FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 06 Abr 2011

Parlamento aprova mudança: Freguesia de Neiva passa a designar-se oficialmente São Romão do Neiva

Mesmo no cair do pano da Legislatura e na última sessão plenária antes da dissolução da Assembleia da República, duas freguesias do distrito de Viana […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Mesmo no cair do pano da Legislatura e na última sessão plenária antes da dissolução da Assembleia da República, duas freguesias do distrito de Viana do Castelo recuperaram a designação pela qual nunca deixaram de ser conhecidas. As freguesias em causa, Arcos e Neiva, pertencem respectivamente aos concelhos de Ponte de Lima e de Viana do Castelo. Para o deputado do CDS eleito por Viana do Castelo, Abel Baptista, a aprovação desta mudança representa a reposição histórica dos nomes destas freguesias e também da própria identidade das pessoas.

 
Cumprindo um velho anseio das populações locais, a freguesia de Neiva passa agora a designar-se oficialmente como São Romão do Neiva. No caso da freguesia de Arcos, em Ponte de Lima, a designação correcta é agora São Pedro D’Arcos. A proposta de alteração dos topónimos foi apresentada pelo CDS/PP e aprovada pelo Parlamento no último dia da Legislatura. Recorde-se que em 2003 a freguesia de Portuzelo, em Viana do Castelo, passou por um processo idêntico que culminou com a “devolução” do nome à Freguesia: Santa Marta de Portuzelo.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts