FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 13 Abr 2011

Ponte de Lima: Câmara aprova “Jardim Sebastião Sanhudo” em homenagem ao “maior caricaturista do Norte”

  Ponte de Lima vai ter jardim com o nome de Sebastião Sanhudo. O executivo municipal decidiu atribuir o nome “Jardim Sebastião Sanhudo” ao jardim […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

 
Ponte de Lima vai ter jardim com o nome de Sebastião Sanhudo. O executivo municipal decidiu atribuir o nome “Jardim Sebastião Sanhudo” ao jardim da marginal, adjacente ao Passeio 25 de Abril. A proposta foi do Vereador da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Ponte de Lima e tem como objectivo perpetuar e homenagear o “maior caricaturista do norte”, natural de Ponte de Lima. Em 2011, completam-se 160 anos do nascimento de Sebastião Sanhudo e ainda 110 anos da sua morte.
 

 
 
Litógrafo, retratista e caricaturista português, Sebastião Sanhudo começou a caricaturar na publicação “O Pai Paulino”. Dirigiu “O Sorvete”, que acabaria por se revelar, para além de pioneiro, um dos mais bem sucedidos e duradouros jornais humorísticos. Rafael Bordalo Pinheiro elogiou o aparecimento deste trabalho, tendo mesmo colaborado para este magazine em 1880. Embora contemporâneo e apreciador da obra de Rafael Bordalo Pinheiro, muitos autores são de opinião que os trabalhos de Sanhudo são originais, independentes e com estilo próprio. São da sua autoria os álbuns Caricaturas dos Homens mais Célebres do Porto e Seus Arredores (1878) e Procissão de Celebridades Portuenses (1884). Franclim Sousa, Vereador da Câmara Municipal, diz que Sebastião Sanhudo teve um importante papel de intervenção social.  Ponte de Lima homenageia o caricaturista limiano Sebastião Sanhudo ao atribuir o seu nome ao jardim da marginal. Em 2011, faz 110 anos que morreu aquele que foi e é considerado “o maior caricaturista do norte”.
 

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts