FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 30 Mai 2011

Lazer: Casa dos Nichos inaugura exposição interactiva permanente a 1 de Junho, objectivo é cativar os mais jovens

A Casa dos Nichos vai abrir a nova exposição permanente no dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança. A exposição reúne algumas das mais […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A Casa dos Nichos vai abrir a nova exposição permanente no dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança. A exposição reúne algumas das mais representativas peças arqueológicas descobertas no concelho. Numa tentativa de cativar o público mais jovem, a mostra tem ainda jogos didácticos e informação mais adequada aos diferentes níveis etários e escolares.

 
Maria José Guerreiro, vereadora da cultura da Câmara de Viana, diz que o objectivo é tornar o espaço “mais vivido” e mais “experiencial”. O espaço museológico permite ao visitante um contacto directo com a história de Viana do Castelo, através dos diversos artefactos e utensílios, como forma de compreender as pessoas e as sociedades que, ao longo dos tempos, habitaram a região. Na mostra é possível ver os primitivos seixos talhados, os artefactos em pedra polida do Neolítico, os típicos machados da Idade do Bronze, as características cerâmicas e mós manuais da Cultura Castreja da Idade do Ferro e as cerâmicas importadas, entre muito mais. Recorde-se que a Casa dos Nichos, reabilitada em 2008, é assim conhecida por ostentar na sua fachada duas esculturas em alto-relevo, abrigadas por nichos, que representam cenas da Anunciação, de inspiração gótica do século XV.
 
Imagem: Olhar Viana do Castelo

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts