FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 16 Mai 2011

.Saúde: Ponte da Barca inaugura unidade de cuidados continuados com investimento privado de 3 ME

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, inaugura esta segunda-feira, em Ponte de Barca, a primeira unidade de cuidados continuados do concelho, […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, inaugura esta segunda-feira, em Ponte de Barca, a primeira unidade de cuidados continuados do concelho, que representou um investimento privado de três milhões de euros. A informação foi avançada pelo director clínico da Casa da Cerca, instituição privada de Ponte de Barca que firmou um protocolo com a Administração Regional de Saúde do Norte para prestar este tipo de cuidados de saúde.

 
“Estamos a falar de casos graves, que necessitam de acompanhamento clínico permanente, como pessoas acamadas, doentes em fase terminal ou alimentados por sonda”, explicou ainda Mário Viana. No total, a instituição disponibiliza, desde 11 de novembro de 2010, um total de 18 camas, na unidade de cuidados continuados, mas conta ainda com 14 camas na valência de lar de idosos, havendo perspetiva de alargamento. A inaugurar oficialmente esta segunda-feira pelo secretário de Estado, Manuel Pizarro, a Casa da Cerca já recebeu doentes de todo o Norte do país nos primeiros seis meses de funcionamento. Como explicou o clínico, cabe ao médico de família, ou hospital, propor a encaminhamento de determinado paciente para uma unidade deste tipo, processo ainda sujeito à avaliação de uma comissão da Rede Nacional de Cuidados Continuados. “Alguns recuperaram e regressaram a casa ou foram transferidos para mais perto de casa, outros ficam mais tempo. O primeiro doente que recebemos, por exemplo, ainda cá está”, explicou ainda Mário Viana. No total, trabalham na instituição, em turnos que asseguram acompanhamento médico e de enfermagem 24 horas por dia, cerca de 25 pessoas.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts