FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 07 Mai 2011

Viana do Castelo assinala Comemorações do Dia da Europa

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai assinalar o Dia da Europa (09 de Maio) com um conjunto de iniciativas que tiveram início esta sexta-feira. As […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai assinalar o Dia da Europa (09 de Maio) com um conjunto de iniciativas que tiveram início esta sexta-feira. As celebrações incluem um road show sobre o Tratado de Lisboa e duas exposições, uma sobre os vários países da Europa e uma outra sobre os principais monumentos dos países da Europa.

 
O road show, que estará instalado de 6 a 9 de Maio na Praça 1.º de Maio entre as 10h00 e as 18h00, referencia o Tratado assinado no Mosteiro dos Jerónimos a 2 de Outubro de 2009, um documento reformador que apresenta uma nova estrutura da União, mais transparente, mais participativa e que obriga a uma maior intervenção dos cidadãos e dos parlamentos nacionais. O objectivo do road show é dar a conhecer este Tratado de Lisboa, as suas modificações, os novos intervenientes, as suas implicações e as vantagens para os Portugueses e restantes Europeus. Paralelamente, na zona da Porta Mexia Galvão, os alunos do Programa Erasmus do Instituto Politécnico de Viana do Castelo apresentam uma exposição sobre vários países da Europa, patente até 9 de Maio. Já entre 6 e 15 de Maio, no primeiro andar dos Antigos Paços do Concelho, pode ser vista a exposição “Descobrir Europa em Monumentos”, numa iniciativa da Esprominho. No dia 9 de Maio, Dia da Europa, decorre animação infanto-juvenil durante todo o dia na Biblioteca Municipal. O Dia da Europa assinala o dia em que, a 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas. Esta proposta, conhecida como “Declaração Schuman”, é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia. Por isso, este dia tornou-se um símbolo europeu (Dia da Europa) que, juntamente com a bandeira, o hino e a moeda, identifica a identidade política da União Europeia.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts