FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 10 Jun 2011

Lazer/Valença: Trilho da “Ínsua do Crasto” para percorrer este Sábado

  A Câmara Municipal de Valença  promove  uma caminhada no trilho da “Ínsua do Crasto” já este Sábado.  Um percurso com 11,95 Km’s encostado ao […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

 
A Câmara Municipal de Valença  promove  uma caminhada no trilho da “Ínsua do Crasto” já este Sábado.  Um percurso com 11,95 Km’s encostado ao rio Minho e às pesqueiras com passagens pela Ínsua do Crasto e foz do Rio Manco, complementar à Ecopista do Rio Minho Valença / Monção.
 

 
 
 
O ponto de encontro está marcado para a igreja paroquial de Friestas, às 9h00 e o início da caminhada para as 9h30 sendo o tempo estimado do percurso de 4 horas. A caminhada será orientada por monitores que proporcionarão uma interpretação detalhada dos vários espaços de interesse ambiental atravessados por este trilho. O primeiro ponto de destaque vai para o Portão dos Crastos: uma fachada imponente onde a ecopista e o trilho se encostam à EN 101. A emblemática Ínsua do Crasto, uma língua de terra no rio Minho, já nos limites com Monção e a Foz do Rio Manco, são pontos marcantes do percurso onde o trilho é de interpretação da natureza. O Observatório de Avifauna, junto à Ecopista, permite a observação privilegiada da fauna e flora. Com um pouco de sorte será até possível ver alguma lontra ou vison, comuns neste autêntico refúgio da natureza, nas margens do rio Minho. Pelas margens  ribeirinhas do rio Minho o percurso segue para sul, até ao emblemático cruzeiro medieval de Verdoejo, percorrendo itinerários agrícolas, trilhos de pescadores e velhas pesqueiras, outrora percorridos por contrabandistas.Trata-se de um percurso de pequena rota de características paisagístico-ecológico, com um grau fácil, com uma cota máxima os 68 metros.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts