FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 16 Jul 2011

Viana: Misericórdia recebe mais de dez toneladas de equipamento ortopédico doado pela Suécia

A Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo vai receber, na quarta-feira, mais de 10 toneladas de equipamento ortopédico para equipar lares de idosos, […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo vai receber, na quarta-feira, mais de 10 toneladas de equipamento ortopédico para equipar lares de idosos, material doado por uma ONG sueca, foi hoje anunciado. Segundo explicaram os promotores da iniciativa, trata-se de material proveniente da renovação regular feita pelo governo sueco nos seus hospitais, “entregando-o para distribuição em países necessitados que o solicitem”.

 
No caso, a Misericórdia de Viana do Castelo vai receber camas articuladas, cadeiras de rodas, muletas, andarilhos e cadeiras de relaxamento, entre outros. “Ainda não sei o que é que vem para cá ao certo mas disseram-me que vamos ficar contentes. Estamos sempre a falar de dezenas de milhares de euros em material, dinheiro que já não vamos ter de gastar em equipamento que estamos mesmo a precisar”, explicou o provedor da instituição. Vitorino Reis acrescentou que esta oferta surge depois de um primeiro contacto entre a misericórdia e a Organização Não Governamental (ONG) sueca APETE, encarregue da doação destes equipamentos. “Procurei saber, junto deles, a hipótese de recebermos algum material e acabei por chegar à fala com um senhor português, emigrante, Carlos Quaresma, que nos ajudou imenso neste processo”, sublinhou ainda o provedor.
Só na componente de apoio a idosos, a Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo tem em funcionamento na cidade dois lares, onde recebe 120 utentes, prestando apoio ao domicílio a mais 30 casais. “Os nossos lares têm algumas necessidades de material ortopédico e o que vamos agora receber está em condições, porque é substituído a cada dois anos de uso”, acrescenta Vitorino Reis. Este material será descarregado na quarta-feira num armazém que a Câmara Municipal de Viana do Castelo, que disponibilizou o espaço “para efeitos de armazenagem, inventariação, certificação e posterior distribuição”. A instituição, que suportou os custos do transporte, sublinha o apoio dado neste processo por Carlos Quaresma, “um benfiquista que já foi candidato à presidência do clube” e que é responsável da referida ONG na Suécia, onde “já foram organizadas este ano iniciativas semelhantes para outras instituições de vários países. Na quarta-feira, a assistir à descarga do camião em Viana do castelo, marcará presença, em representação de Carlos Quaresma, o ex-jogador do Benfica, José Augusto.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts