FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 19 Jul 2011

Vila Nova de Cerveira: Empresa canadiana anuncia ter encontrado vestígios de ouro em Covas

Pode haver um filão significativo de ouro em Vila Nova de Cerveira. A empresa canadiana Avrupa Mineral admite a realização, a médio prazo, de prospecções […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Pode haver um filão significativo de ouro em Vila Nova de Cerveira. A empresa canadiana Avrupa Mineral admite a realização, a médio prazo, de prospecções nas antigas minas de volfrâmio de Covas, em Vila Nova de Cerveira, para avaliar se se justifica a exploração de ouro na região. Das 44 amostras realizadas, junto ao rio Coura, 43 continham vestígios do metal precioso. Isso mesmo é dito num comunicado publicado no site da empresa que reporta ter sido encontrado um número significativo de vestígios do metal dourado na área de prospecção. A notícia foi uma verdadeira surpresa para a freguesia, como disse à Geice o autarca de Covas, Rui Esteves.

 
A área-alvo está ao longo de uma linha magnética de 900 metros de comprimento por uma média de 100 metros de largura.  A zona anómala, está localizada numa área de densa vegetação e falta de afloramento, com espaço aberto tanto para leste e oeste.  Neste espaço foram encontrados não só vestígios significativos de ouro, mas também de prata, quartzo, bismuto e chumbo. A empresa compara mesmo estes valores aos que foram detectados na Cintura de Ouro de Tintina, nos Estados Unidos da América e no Canadá. Este trabalho de prospecção vem sendo desenvolvido deste 2009 e, de acordo com a empresa canadiana, a continuação dos trabalhos, incluindo a escavação e perfuração, vai ser retomada no final deste ano.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts