FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 11 Ago 2011

Viana: Joaquim Roriz “muito feliz” com homenagem da Câmara no dia em que a empresa de família celebrou 100 anos

O fotógrafo Joaquim Roriz diz ter ficado “emocionado” e “muito feliz” com a homenagem da Câmara Municipal de Viana do Castelo, no dia em que […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O fotógrafo Joaquim Roriz diz ter ficado “emocionado” e “muito feliz” com a homenagem da Câmara Municipal de Viana do Castelo, no dia em que a empresa de família celebrou 100 anos de existência. Esta quarta-feira, a autarquia homenageou a casa “Fotografia Roriz”, com a atribuição do título de Instituição de Mérito Municipal.

 
A casa “Fotografia Roriz” foi criada a 10 de Agosto de 1911 por Domingos Roriz, tio-avô do actual proprietário. A instituição manteve-se sempre na mesma família e no mesmo lugar, ao longo de cem anos de actividade. Para comemorar a data, o autarca vianense descerrou uma placa à porta do estabelecimento. Depois, no dia da cidade, a 20 de Janeiro, a casa vai receber oficialmente a medalha de Instituição de Mérito Municipal. O actual proprietário, Joaquim Roriz, continua a fotografar e diz ter ficado “super feliz” com a homenagem do executivo. Também José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana, diz que é uma “justa homenagem” à instituição que retratou “de forma exemplar” a cidade e as pessoas. Em cima da mesa, fica a possibilidade da família Roriz doar parte do seu espólio fotográfico à autarquia. A família vai organizar uma exposição no final do ano, com as melhores fotografias.
Também Luís Ceia, presidente da Associação Empresarial vianense, admite que é “difícil” uma empresa continuar na mesma família durante tantos anos, mas diz que é uma forma de preservar uma “memória colectiva”. Diz que mais importante do que criar novos negócios, é “preservar os antigos”. A “Fotografia Roriz” celebrou 100 anos e foi homenageada pela Câmara de Viana e pelos vianenses. Está patente, na casa, uma exposição com algumas das “relíquias” da família.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts