FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 28 Set 2011

Valença: Eurocidade constituída por Valença e Tui oficialmente criada já este Sábado

Já este Sábado, é oficialmente constituída a eurocidade Valença-Tui. No dia 1 de Outubro, os dois municípios vão ficar oficialmente unidos numa eurocidade, o que […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Já este Sábado, é oficialmente constituída a eurocidade Valença-Tui. No dia 1 de Outubro, os dois municípios vão ficar oficialmente unidos numa eurocidade, o que constitui um modelo de colaboração que visa a conjugação dos esforços e dos recursos, através do planeamento e da gestão conjunta dos serviços e dos equipamentos dos municípios fronteiriços.

 
A gestão conjunta de alguns equipamentos vai ser feita através de um cartão de cidadão da eurocidade. Em declarações à Geice, Jorge Mendes, autarca de Valença, disse que a eurocidade vai estar formalmente criada já este Sábado. O projecto da eurocidade vai esta quinta-feira ser votado na Assembleia Municipal de Valença. Sexta-feira o projecto é aprovado em Tui. A assinalar a união, a II edição do Torneio Inter-Universitário Euro-Regional, marcada para este Sábado, será o primeiro evento oficial da eurocidade Valença-Tui.  A II edição do Torneio conta com a participação de 40 atletas das seis universidades que constituem o Centro de Estudos Euro-Regionais: Universidades da Corunha, de São Tiago, de Vigo, do Minho, do Porto e de Trás-os-Montes e Alto Douro.
No âmbito da eurocidade, piscina municipal de Valença já é muito utilizada por espanhóis e, por isso, Jorge Mendes diz que faz todo os sentido que os dois municípios financiem o equipamento. Em cima da mesa fica a possível constituição da primeira Polícia Municipal conjunta entre Portugal e Espanha. Há algumas semanas, o autarca de Valença disse sentir a “necessidade de ter uma Policia Municipal, mas isso torna-se difícil pelos elevados custos que representa”. Como em Tui já existe uma força dessas, o autarca admitiu estar a “ estudar a possibilidade de ter uma unidade comum para as duas localidades no âmbito da eurocidade”. Para o futuro, está também prevista a partilha de equipamentos de saúde entre Valença e Tui.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts