FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 17 Out 2011

Viana: Piscina Municipal do Atlântico já tem nome de Joaquim Baptista Alves

Joaquim Baptista Alves antigo nadador da já extinta Escola de Natação do Sport Clube Vianense foi homenageado no domingo em Viana do Castelo. O seu […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Joaquim Baptista Alves antigo nadador da já extinta Escola de Natação do Sport Clube Vianense foi homenageado no domingo em Viana do Castelo. O seu nome foi inscrito na “Piscina Municipal do Atlântico” e a homenagem realizou-se na sede do centenário clube minhoto com uma sessão solene evocativa, presidida por José Maria Costa, presidente da autarquia, na qual marcaram presença dezenas de antigos nadadores e familiares do homenageado. Uma romagem ao cemitério e à antiga doca comercial, na qual Joaquim Baptista Alves ensinava a nadar, e o descerramento de uma placa na Piscina do Atlantico, foram os pontos altos desta homenagem. Para os antigos nadadores do S C Vianense “concretizou-se um desejo antigo, manifestado à autarquia vianense e que mereceu a aprovação, por unanimidade, do executivo camarário.

Joaquim Baptista Alves dedicou-se durante mais de uma dezena de anos, a ensinar a juventude de Viana do Castelo a nadar após as horas de trabalho, nas décadas de 40 e 50, nas escadinhas da doca-abrigo (a “Piscina Grande”) do antigo porto de mar. Nesse tempo, Viana não possuía uma única piscina e a doca serviu de Escola de Natação durante mais de 35 anos (1923-1959).Todas as tentativas, nos anos de 1950 e 1960, para construir uma piscina para o Sport Clube Vianense não tiveram sucesso. Só mais tarde foi construída a Piscina Municipal de Santa Maria Maior, junto ao antigo Liceu, que tomou o nome de Frederico Pinheiro, também outro dos monitores da Escola de Natação do Vianense. Baptista Alves foi um brilhante atleta e entusiasta da natação, em competições de mar e rio, no seu tempo. Quando monitor de natação na Escola era coadjuvado por outras duas personalidades vianenses, também já falecidas – Ribeiro da Silva (advogado) e Amadeu Costa (funcionário camarário e etnólogo), cujos nomes estão já consagrados na toponímia vianense.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts