FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 21 Nov 2011

P.Lima: Autarquia vai lançar a concurso empreitada da “Casa de Montanha – Centro de Acolhimento e Núcleo Patrimonial – Cerquido”

A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai lançar a concurso as obras de recuperação de um imóvel no Lugar de Cerquido, freguesia de Estorãos, […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai lançar a concurso as obras de recuperação de um imóvel no Lugar de Cerquido, freguesia de Estorãos, no âmbito do projecto “Aldeias de Montanha”. A empreitada “Casa de Montanha – Centro de Acolhimento e Núcleo Patrimonial – Cerquido” enquadra-se no programa de financiamento PRODER – Aldeias de Montanha. As obras consistem no restauro de uma casa agrícola serrana, conferindo-lhe uma nova função, de índole sociocultural, através da sua reconversão numa instalação polivalente, aberta à comunidade e aos visitantes.

 
Victor Mendes, autarca limiana, explicou à Geice que a recuperação das aldeias de montanha é “estratégica” para o município e que pode gerar dinâmicas do ponto de vista da agricultura e dos desportos de aventura e natureza.
O projecto inclui um espaço de acolhimento, intitulado “Sala dos Amigos da Casa” e também o espaço “Eventos e Momentos”, que consiste num micro-auditório polivalente. Tem também uma cozinha de apoio à realização de mostras e workshops gastronómicos e uma “Sala de Aprendizagem”, concebida enquanto espaço para a dinamização de acções formativas especializadas, especialmente no domínio do artesanato. A Casa possui ainda a oficina “Artes à Moda da Serra”, destinada à demonstração de artes e ofícios e exposições de artesanato. O imóvel vai funcionar assim como um centro de acolhimento para quem quer visitar a zona.
A autarquia limiana vai recuperar um imóvel no Lugar de Cerquido, tornando-o num espaço estratégico para quem visita a vila mais antiga de Portugal. O turista será guiado no seu percurso de descoberta do território quer através de suportes representativos, textuais, gráficos ou multimédia, quer através da observação directa e da vivência sensorial do espaço físico.
 
Imagem: C.M. Ponte de Lima

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts