FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 02 Nov 2011

Viana: obras para travar avanço do mar em Castelo de Neiva arrancam na próxima semana – AHRN

A Administração Regional Hidrográfica do Norte (AHRN) anunciou hoje que na próxima semana deverão avançar as obras de reforço do cordão dunar em Castelo de […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A Administração Regional Hidrográfica do Norte (AHRN) anunciou hoje que na próxima semana deverão avançar as obras de reforço do cordão dunar em Castelo de Neiva, Viana do Castelo, para proteger três habitações. “Amanhã [quinta feira] chamaremos três empresas para escolhermos aquela a quem serão adjudicados os trabalhos e na próxima semana, se tudo correr bem, já haverá obra no terreno”, disse Pimenta Machado, da AHRN.

 
Segundo o responsável, os trabalhos custarão entre 100 mil a 150 mil euros e decorrerão numa frente de 80 metros, para uma faixa de intervenção de 15 metros. A duna vai ser reforçada e a parte frontal protegida com a colocação de pedra, para travar o avanço do mar. “Acreditamos que desta forma será possível proteger as três casas”, disse ainda Pimenta Machado, sublinhando que a situação “ainda não é de perigo iminente, iminente”.
Segundo o presidente da Junta de Castelo de Neiva, Augusto Bandeira, Segundo Augusto Bandeira, nos últimos dias o mar já galgou cinco metros de cordão dunar, deixando apenas a rocha à vista. “As pessoas estão muito assustadas porque têm a água a poucos metros das casas. A três ou quatro metros, na maré alta. É um cenário assustador”, explicou o autarca.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts